FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape, ongs e governo dialogam sobre Política e Plano de Agroecologia e Produção Orgânica

05/11/2019



As pautas pertinentes à construção da Política e do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, as compras públicas da agricultura familiar, ATER com ênfase em agroecologia e acesso à água para beber, cozinhar e para a produção de alimentos. Esses temas e outros relacionados a vida no campo foram debatidos durante encontro na última sexta-feira (1º), que contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e de representantes de organizações dos movimentos social e sindical do Estado. A diretora de Política para o Meio Ambiente da Fetape, Rosenice Nalva, e o assessor da diretoria, Ronaldo Fernandes, participaram de reunião.  

Para a Fetape é fundamental o apoio do governo do Estado na implementação de casas de sementes, na compra e aquisição de sementes crioulas nos mercados institucionais e na realização de feiras agroecológicas. “Aproveitamos a oportunidade para pautar a necessidade de combater o uso indiscriminado de agrotóxicos e criar meios de eliminar a pulverização aérea em Pernambuco. Também fizemos referência ao projeto de instalação da usina nuclear no município de Itacuruba, no Sertão”, disse a diretora Rosenice Nalva.


Na oportunidade, foi entregue aos participantes a Carta construída durante a realização do Seminário Integrado de Agroecologia da Fetape. A diretora de Meio Ambiente entregou o documento que contem proposições do movimento sindical de Pernambuco para fortalecer o tema da agroecologia. A ideia é que todas as proposições sejam repassadas ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, ao governador do Estado, Paulo Câmara, e ao Consórcio de Governadores do Nordeste.

Também estiveram presentes o coordenador da ASA Pernambuco, Alexandre Pires, o representante do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRSS), Germano Barros, o coordenador do MST, Paulo Mansan, a coordenadora da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos, a representante do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Lourdes Vieira, o assessor do deputado estadual Doriel Barros (PT/PE), Roberto Ramos e assessoria da diretoria de Meio Ambiente da Fetape.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br