FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape participa da Conferência Ethos Recife

15/10/2019



“Agricultura no Semiárido: inovações que apoiam a produtividade da agricultura familiar” foi o tema de um dos painéis realizado durante a Conferência Ethos que ocorreu nesta terça-feira (15), no Museu Cais do Sertão, em Recife. O debate contou com a participação da presidenta da Fetape, Cícera Nunes, do coordenador da ASA pelo Estado de Pernambuco, Alexandre Henrique Pires, Aldrin M. Perez-Marin, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e Vitor Pistóia, engenheiro agrônomo da Cervejaria Ambev.

A perspectiva da convivência com o Semiárido e os impactos das tecnologias sociais como as cisternas de água para consumo humano e para produção de alimentos foram destaque nas falas dos palestrantes. O coordenador da Articulação Semiárido (ASA) pelo estado de Pernambuco, Alexandre Henrique Pires, destacou os 20 anos da Articulação e enfatizou que as políticas públicas de convivência foram fundamentais para diminuir as desigualdades sociais e ajudar no combate à fome”.

A presidenta da Fetape, Cicera Nunes, destacou o potencial da região Nordeste que concentra o maior número de unidades produtivas de acordo com levantamento feito pelo DIEESE através de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nas unidades produtivas de Pernambuco, ela destacou que as mulheres são maioria na titularidade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs). "São as mulheres que também concentram a maior força de trabalho no campo e têm um grau de escolaridade maior, no entanto, quando se olha para a atividade produtiva, elas estão em atividades de menor valor econômico. Então é preciso pensar políticas públicas que minimizem essa desigualdade", destacou Cícera.

O painel também apontou a agroecologia como um modelo de produção sustentável, que gera renda e envolve os jovens do campo. "A Fetape inaugurou uma feira agroecológica no centro do Recife e queremos ampliar para outros locais da cidade e no interior porque o nosso projeto alternativo defende o modelo de produção agroecológica", destacou Cícera.

A Conferência Ethos reuniu gestores, empreendedores e especialistas de todo o Nordeste para debater alternativas em prol da agenda de ações de desenvolvimento sustentável do país. No evento também foi anunciada a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de novembro, em diferentes locais da cidade do Recife. 

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br