FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape participa da I Feira da Agricultura Familiar do Nordeste em Natal (RN)

21/06/2022



A diretoria da Fetape participou de 15 a 19 de junho da I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Centro de Convenções de Natal (RN). A diretoria visitou stands, participou de debates, palestras e da abertura do encontro com a presença da governador do RN, a professora Fátima Bezerra, da governadora do Piauí, Maria Regina Sousa, além de secretários e secretárias do governo estadual.



A Feira é um momento histórico para a agricultura familiar do Nordeste. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também visitou o espaço. A presidenta Cícera Nunes participou deste momento de visita ao lado do presidente da Contag, Aristides Santos, de presidentas e presidentes das Federações de Trabalhadores Rurais e Agricultores Agricultoras Familiares e de governadores e governadoras que integram o Consórcio Nordeste, além de lideranças sindicais e de organizações e movimentos sociais da região.



“É um momento ímpar de conquistas. Aqui está o Nordeste se organizando para reivindicar políticas públicas. Precisamos de políticas de Estado brasileiro. Antes tínhamos o MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário, que foi extinto no governo Bolsonaro], queremos um ministério de volta que tenha políticas de crédito, moradia, educação, saúde e de convivência com o semiárido, que tenha o que se faz necessário para um Nordeste feliz”, disse a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.



Comercialização dos produtos - Produtos como arroz agroecológico, pastas de amendoim, de tahine, cafés, doce de leite, geleias, bolos, cachaças, cervejas, além de tapetes, bonecas, roupas, bolsas e uma infinidade de produtos da agricultura familiar agroecológica estiveram em exposição na feira.  “Produtos Saudáveis, agroecológicos, com uma diversidade que impacta na saúde da população. A feira também demonstra todo o potencial para agregar muito valor a nossa produção e todo esse processo percebido, vivido, precisa ter um trabalho de expansão e um foco de muito apoio a sua produção e comercialização”, declarou o vice-presidente, Adelson Freitas.

A estrutura da feira contou com 260 empreendimentos de cooperativas e associações, 500 expositores/as e mais de mil inscritos. Mais de 10 mil pessoas visitaram a feira. Durante as palestras foram abordados temas como o acesso à mercados, o protagonismo das mulheres, a reforma agrária, assistência técnica e extensão rural, rodas de conversa sobre alimentação indígena, quilombola e de comunidades tradicionais e outros.



A delegação de Pernambuco contou também com o diretor de Política Agrícola, Adimilson Nunis, o diretor de Política para Juventudes, Antonio Neto, a diretora de Política para Mulheres, Adriana do Nascimento, a diretora de Política para o Meio Ambiente, Rosenice Nalva, o recém-eleito diretor José Silva e assessorias da Federação.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.