FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape participa de atividades de encerramento do Centenário de Paulo Freire, no Recife-PE

21/09/2022



No dia 19 de setembro, Paulo Freire completaria 101 anos. Para comemorar o encerramento do seu centenário, uma série de atividades foram realizadas no Recife, terra natal do educador.  Momentos de celebração, festa, reflexão e emoção. A primeira atividade ocorreu no sábado (17/09) com o Encontro das Redes do Nordeste, CEAAL Brasil e Coletivo da Campanha Latino Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, com importantes reflexões e debates sobre a continuidade da Campanha

No domingo (18/09) representantes da Rede de Educadores/as Populares da ENFOC-PE vivenciaram a pedagogia freireana, na sua verdadeira essência, em um Ato Político e Cultural, na Praia do Pina, com o grupo Y Somos Todas (da Costa Rica) e os artistas Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Chico César, evidenciando que educação e cultura são expressões de uma sociedade democrática e nos animando para o verdadeiro esperançar.

Nesta segunda-feira (20), concluímos esse processo de celebração participando da Plenária Mundial Popular de Educação, realizada na Concha Acústica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que contou com a presença de representantes de países da América Latina, Europa e África e a participação de Anita Freire, viúva de Paulo Freire. A educadora Popular e coordenadora pedagógica da Enfoc/Contag, Raimunda Oliveira (Mundinha), coordenou uma das mesas da Plenária. 

Para a diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques, o envolvimento da FETAPE na organização e realização desses eventos e a participação de Educadores/as Populares da ENFOC-PE, só reafirmam que a educação popular continuará viva e presente no Movimento Sindical Rural de Pernambuco. “Agradecemos ao CEAAL, a CONTAG e ao Coletivo de Instituições Movimento da Campanha pela construção coletiva que fortalece cada vez mais a unidade da classe trabalhadora e a luta por um Brasil mais justo solidário e humano”, destacou Jenusi.

Em tempos em que o fascismo espalha o ódio nunca é demais lembrar o que nos ensinou Paulo Freire: “Não se pode falar de educação sem amor”.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.