FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape participa de Congresso Nacional da CUT e reafirma apoio à Central

11/10/2019



O 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia realizado em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, de 7 a 10 de outubro, foi um dos mais importantes congressos nos 35 anos de história da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Mais do que nunca, a classe trabalhadora do campo e da cidade resiste contra a perda de direitos impostas pelo governo de Jair Bolsonaro e movimentos sociais e sindicais no país sofrem retaliações. Uma delegação formada por 43 dirigentes da Fetape e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco esteve presente no Congresso.

De acordo com a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT, Madalena Margarida da Silva, a conjuntura é complexa para a classe trabalhadora, especialmente para a agricultura, sobretudo no Nordeste, em virtude dos cortes de investimentos das políticas públicas em assistência técnica, o sucateamento do SUS [Sistema Único de Saúde], da Educação. “Nós enfrentamos também outros problemas que é relacionado à seca, as dificuldades que temos por viver numa região semiárida. Estamos enfrentando também muitos ataques direcionados aos movimentos sociais e sindicais. É um momento que o governo aponta para uma reforma sindical sem o debate”, avalia a secretária.

A respeito do 13º CONCUT, Madalena destacou como tarefa importante o projeto organizativo da CUT que tem na centralidade questões da organização sindical e as propostas apresentadas pelos sindicatos. “Entendemos que o movimento sindical atual não pode simplesmente representar aqueles trabalhadores já formulados, temos a tarefa de trazer essas pessoas pra luta de política de inclusão, que são as sem-terra, as que vivem no campo, as que moram em lugares mais longínquos do nosso país”, observa.

O Congresso também trouxe no debate a questão da soberania nacional, do enfrentamento as privatizações, do salário mínimo, a defesa dos nossos direitos, de políticas públicas para mulheres, negros, juventude e idosos na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável com a inclusão de pessoas no campo.

Delegação pernambucana - No decorrer do Congresso, os 43 delegados e delegadas do movimento sindical rural de Pernambuco apresentaram propostas para enfrentar os desafios que atingem os trabalhadores e trabalhadoras do espaço rural e urbano. Pela Fetape estiveram presentes a presidenta Cicera Nunes, a diretoria de Organização e Formação, Jenusi Marques, o diretor de Política Agrícola, Adimilson Nunis, e o diretor da Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais, Israel Crispim.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, lembrou que este 13º Congresso ocorreu no mesmo lugar onde foi realizado o seu 1º Congresso, que contou com a presença de grandes líderes sindicais como o ex-deputado estadual de Pernambuco, Manoel Santos. “ O momento em que estamos passando é também histórico pelo fato de a CUT está revendo suas práticas e com novas ideias para enfrentar esse retrocesso de um governo que criminaliza o movimento social”, disse.

Em sua avaliação, a presidenta destaca a participação expressiva de Pernambuco, e especialmente dos rurais. “Estivemos aqui com mulheres e homens de muita energia para contribuir no debate do Estatuto, das mudanças, das questões de gênero, da juventude e geracional. Além disso, com uma preocupação de construir e fortalecer a CUT no estado de Pernambuco. Viemos com a perspectiva de fortalecer a CUT para que continue a ser instrumento da classe trabalhadora em Pernambuco”, concluiu.

Nova direção - Os delegados e delegadas do 13º CONCUT elegeram na quinta-feira (10), em chapa única, a nova direção Nacional da CUT para o mandato de 2019/2023. O Metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre, é eleito para mandato de 4 anos na presidência da CUT. A vice-presidência será ocupada por Vagner Freitas, e Carmen Foro é a primeira mulher eleita para a Secretaria - geral. Saiba mais aqui. 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br