FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape participa de roda de diálogo virtual sobre agroecologia e vida sustentável no campo

16/09/2021



No diálogo a pergunta: “Tem veneno na sua comida e na sua vida? As práticas agroecológicas e os caminhos para garantia de territórios sustentáveis, além de apresentação de estudos e impactos dos agrotóxicos na vida da população e na natureza, como na água, solo e nas sementes, foram assuntos do diálogo virtual que aconteceu no último dia 14, e contou com a participação da Fetape, por meio da Diretoria de Política para o Meio Ambiente.

A roda virtual foi realizada pela Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco (CPORG), com o tema “Práticas Agroecológicas e os Cuidados com a Vida no Território”. O debate produzido pelo Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (NEPPAG/UFPE) teve apoio do CNPQ e da Fetape.

 “É a partir da partilha das experiências e da valorização do legado dos/das agricultoras que podemos contribuir para a agricultura familiar, nesta transição para uma base agroecológica que exige cuidado, respeito e carinho pelas diferentes práticas dos povos. A CPorg tem tido um papel fundamental na organização, no mapeamento das feiras agroecológicas e na articulação dos produtores/as orgânicos/as no estado”, avaliou a diretora de Política para o Meio Ambiente da Fetape, Rosenice Nalva.



A professora da UFPE, coordenadora do NEPPAG Ayni e da ABA Agroecologia, Mônica Cox, também apontou contribuições importantes. "Existe um projeto de vida no campo e na cidade com agricultores, agricultoras, indígenas, guardiãs e guardiões da plantas, das sementes, de conhecimentos, de cuidado com a vida, com o território, as pessoas, a natureza, com a espiritualidade que habita a natureza. E nos relembra desde um conhecimento ancestral que somos natureza: cuidar da saúde da terra, é cuidar da saúde do corpo", observou a professora.

“A discussão que fizemos soma-se ao conjunto de iniciativas nacionais que as organizações sociais e entes públicos vem fazendo sobre o combate ao agrotóxico e a afirmação a agroecologia na alimentação como estratégia necessária a qualidade de vida das pessoas no território”, apontou o coordenador da CPORG, Paulo Santana.

O encontro contou com a participação da Fetape por meio da diretora de Política para o Meio Ambiete, Rosenice Nalva, e assessoria, o coordenador do CPORG, Paulo Santana, o agricultor agroecológico de Glória do Goitá, Anderson Silva, da liderança do povo Xukuru, Iran de Ororubá, da agricultora Bárbara Lima, do assentamento Mulheres Flores de Ximenes, da zona da mata sul, a agente comunitária de saúde do Centro Nordestino de Medicina Popular e representante da Associação dos Manipuladores de Remédios Fitoterápicos Tradicionais Semi-Artesanais do Estado de Pernambuco, dona Giselda, do professor do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC/UFRPE), Walter Evangelista e de Wladimir Guimarães do MAPA.


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.