FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape participa de seminários sobre o Plano de Recursos Hídricos de PE

10/02/2020



Nos dias 05, 06 e 07, a Fetape através da Diretoria de Política do Meio Ambiente participou de seminários regionais em Preparação a Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco (PERH/PE) nos municípios do Recife, Palmares e Caruaru, respectivamente.
Entre as propostas apresentadas pela Diretoria de Meio Ambiente estão a garantia de participação da sociedade civil no processo de atualização do Plano Estadual e de entidades e movimentos sociais na gestão e implementação do PERH; capacitação para  agricultores e agricultoras familiares para conservação e preservação do meio ambiente e uso de tecnologias sociais como as cisternas, dessalinizadores, biodigestor, bioágua e uso de águas cinzas e escuras.

"É preciso pensar os recursos hídricos numa outra perspectiva. A água é um bem comum, não pode ser tratada como mercadoria", afirma a diretora de Política para o Meio Ambiente da Fetape, Rosenice Nalva.

A Federação também destacou como propostas para o Plano, ações de reflorestamento, recomposição de matas ciliares, revitalização dos rios e proteção e conservação de nascentes, além de construção de poços, barreiros e barragens.

“É importante o governo ter construído tecnologias como as cisternas de água para consumo humano e animal e outros projetos realizados a partir da Compesa.  Mas é fundamental lembrarmos que ainda existem comunidades rurais que não têm acesso à água. Por isso, ainda falta muito para termos um desenvolvimento humano. Tem ainda a degradação ao meio ambiente. Temos muitos riachos, rios, nascentes poluídas e degradadas por venenos. Por isso, estamos empenhados em participar da construção desse plano”, disse a presidenta Fetape, Cícera Nunes, em sua fala durante o seminário no Recife.



*O PERH/PE - O Plano tem por objetivo o planejamento do uso dos recursos hídricos, de modo a garantir a sua qualidade, disponibilidade, conservação e aproveitamento de forma racional, contemplando as necessidades de todos os setores usuários de água e a priorização preconizada em Lei. Para tal, estão sendo realizados seis seminários preparatórios abertos ao público, em regiões estratégicas, onde serão apresentadas aos participantes as diretrizes da execução do PERH/PE.

O processo participativo é um movimento descentralizador que promove a oportunidade da população participar de forma ativa do processo, a partir da exposição dos problemas relacionados à água em sua região, além de poder sugerir estratégias para gerir este recurso de forma integrada e consciente.

Os eventos também serão realizados em Serra Talhada (11/02), Ouricuri (12/02) e em Petrolina (13/02). Para participar dos seminários, é necessário acessar o site https://www.perhpe.com.br/, escolher a data e o seminário que deseja e confirmar sua inscrição no evento.

*Com informações da assessoria do IPA

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br