FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape promove 1º módulo do Curso de Formação Política para eleições 2022

19/07/2022



A Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) realizou o primeiro módulo da 8ª Turma Estadual do Curso de Formação Política “Fetape 60 anos – Juntos/as pelo Brasil, pela Democracia e Contra as Violências”, com a presença de mais de 100 pessoas, entre educadores e educadores da Escola em Pernambuco, dirigentes sindicais, direção e assessorias da Fetape. A formação realizada pela Fetape, por meio da Diretoria de Organização e Formação, aconteceu no Centro Social Euclides do Nascimento, de 11 a 15 de julho, em Carpina, na Mata Norte.

O curso contou com palestras, oficinas e debates sobre as eleições de 2022, as estratégias de comunicação, e planejamento de campanha, as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a propaganda política e partidária na pré-campanha e durante a campanha, oficina sobre militância digital nas redes sociais, atividades em grupos, cine-debate com o filme Marighela e místicas. A metodologia foi facilitada pelo educador popular Alexandre Merrem, com base na pedagogia do mestre Paulo Freire, que tem com um dos princípios a  construção coletiva do conhecimento.

Esse primeiro módulo contou com a participação da presidenta da Fetape, Cícera Nunes, do deputado federal, Carlos Veras, e do deputado estadual Doriel Barros.  Os parlamentares destacaram  as principais conquistas do mandato e a importância da participação e do envolvimento do MSTTR-PE. Na qualidade de vida dos homens e das mulheres do campo.

“Vamos às ruas defender o nosso projeto político, de cabeça erguida e sem medo de lutar por nossos direitos”, declarou a presidenta Cícera Nunes  na durante a abertura do curso.

O jornalista, colunista do Portal UOL e cientista político, Leonardo Sakamoto, foi um dos convidados deste módulo para realizar uma análise de conjuntura sobre o cenário político no país. Sakamoto participou do debate sobre “O que está em jogo nas eleições 2022?”.


“A eleição deste ano será decidida pela economia. Vai ser o grande ‘motor’. A conjuntura piorou, pois, o presidente da República conta com apoio das forças armadas, da Polícia e de parte da sociedade. A diferença de contexto, que aumenta a preocupação com relação a violência política, é que ele atuou nos últimos quatro anos para armar a população”, disse o jornalista.  

No entanto, para Sakamoto, pesquisas apontam que mais de 60% da população não acreditam que um povo armado jamais será escravizado.  enquanto isso, o presidente Bolsonaro busca manter fortemente engajado uma parcela de seus seguidores/as. Desde 2018, tem conclamado seguidores/as para seguir num estado constante de que estão numa ‘guerra do bem contra o mal’.


Em outro momento do curso foi discutida a construção do papel das coordenações de campanha das eleições 2022. Na oportunidade, as assessorias dos deputados Doriel Barros e de Carlos Veras e a assessoria de Comunicação da Fetape promoveram um diálogo sobre  o uso dos canais de comunicação e  narrativas em favor do projeto político e das candidaturas orgânicas do MSTTR-PE.


O grupo também conheceu melhor a criação dos Comitês Populares de Luta, que foi apresentado pela diretora de Organização e Formação, Jenusi Marques. “Essa também é uma estratégia de aproximação da base e de escuta das pessoas”, destacou.

Os/as participantes saíram comprometidos/as  em  coordenar o trabalho de base nos municípios para fortalecer o projeto político do Movimento Sindical Rural. O segundo módulo do curso acontecerá no mês de setembro. "Foi uma semana de aprendizados, troca de experiências, e sobretudo de nos fortalecermos e nos prepararmos para enfrentarmos os grandes desafios que essa conjuntura nos apresenta. É importante perceber o quanto as pessoas estão entusiasmadas em poder fazer parte desse projeto de retomada da democracia em nosso país. Saímos desse curso muito felizes e com a certeza de que juntos/as somos mais fortes e vamos fazer a diferença nas eleições desse ano", concluiu a diretora Jenusi Marques.



FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.