FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape realiza 2º Conselho Deliberativo Virtual

01/07/2021



O cenário político, a pandemia da covid-19 e os desdobramentos da CPI, as negociações com o governo do estado, as campanhas Sindicato de Portas Abertas e Agricultura Familiar: Cuida da Terra e Alimenta o Mundo foram assuntos debatidos no 2º Conselho Deliberativo da Fetape Virtual 2021, que ocorreu nesta quarta-feira (30). Mais de 300 pessoas estiveram conectados/as no encontro entre dirigentes sindicais, funcionárias e funcionários e parceiros.

A análise de conjuntura, que foi coordenada pela presidenta da Fetape, Cícera Nunes, contou com a participação da pesquisadora da Fiocruz Brasília, ex-assessora da Contag e ex-presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza; do deputado estadual Doriel Barros (PT/PE) e do deputado federal Carlos Veras (PT/PE).
A pesquisadora da Fiocruz Brasília, Socorro Souza, falou sobre a pandemia e suas consequências para brasileiros e brasileiras, principalmente, os impactos para a população rural. “A pandemia mostrou o quanto a ciência é importante para a vida das pessoas. Ao defender hoje o SUS, temos muito mais argumentos. E falar da ciência está muito mais próximo do cidadão e cidadã comum. Lamentavelmente, a gente se destaca e nos vemos numa situação de tragédia onde o Brasil poderia estar melhor. A própria OMS [Organização Mundial de Saúde] elencou cerca de sete fatores e infelizmente o Brasil assinou muito precocemente todas as medidas contrárias que poderiam levar o país a essa tragédia. Não é à toa que a CPI está atrás desse fluxo”, argumentou a pesquisadora.



O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) lembrou que houve um aumento no número de brasileiros e brasileiras passando fome, 125 milhões. Enquanto no governo Lula a população brasileira havia saído do ranking do Mapa da Fome da ONU. “Se a gente quer enfrentar o problema da fome, temos que ter também produção no campo. Por isso, precisamos da construção de cisternas e do PAA Estadual. Por isso, precisamos apertar o governo do estado para cobrar que os trabalhadores tenham produtos para comercializar. Bolsonaro vetou tudo que fosse para agricultura familiar”, enfatizou.



Em relação aos impactos econômicos causados pela pandemia, o deputado Doriel Barros (PT-PE) lembrou das pessoas que perderam seus empregos com a crise sanitária e social. “Todos nós temos buscado resistir e defender os direitos de trabalhadores e trabalhadoras. O cenário é muito difícil para todos nós. Pernambuco tem um grande número de desempregados. Muitos postos de trabalho foram fechados. O auxílio emergencial foi menor do que a gente pretendia. Tudo isso tem impacto direto na geração de emprego da nossa população. Temos uma situação econômica muito difícil”, relatou Doriel.

Grito da Terra Pernambuco (GTPE) 2021 – Em um dos momentos do Conselho foram apresentados os desdobramentos da pauta do GTPE. A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, falou sobre a reunião realizada com o governador do estado, Paulo Câmara, neste primeiro semestre. “O governador prometeu um orçamento para o Programa Estadual de Aquisição da Agricultura Familiar (PEAAF). A outra questão é o Programa Chapéu de Palha, que tem uma demanda maior de trabalhadores e trabalhadoras que precisam receber também. São cerca de 5 mil. Também cobramos o apoio às feiras agroecológicas e o lançamento do Projeto de Lei da CNH gratuita para agricultores e agricultoras familiares. A direção da Fetape vem fazendo seu papel e conta com o apoio de parlamentares”, pontuou Cícera.



O 2º Conselho Deliberativo da Fetape contou com a participação de lideranças políticas, dos movimentos sociais e sindicais, que deixaram mensagens de apoio à Federação como o presidente da Contag, Aristides Santos, o presidente da CUT/PE, Paulo Rocha, o diretor do MST/PE, Fernando Fonseca, o coordenador da ASA Pernambuco, Alexandre Pires, a presidenta do Sindicato dos Bancários, Suzyneide Rodrigues, o diretor da Fetaepe, Gilvan Antunes, a presidenta da ONG Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos.

A diretoria da Fetape apresentou as ações do primeiro semestre por meio de podcasts especiais A Voz do Campo. Cada diretor e diretora fez um balanço das principais atividades que foram exibidas em vídeos com apresentação da assessoria de Comunicação.



Convênio entre a Fetape e a Celpe garante energia mais barata no campo  – Durante o Conselho foi anunciado o Acordo de Cooperação Técnica Nº 02/2021, entre a Fetape e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que visa assegurar o direito dos produtores rurais de acessarem os benefícios tarifários social ou rural. A articulação foi proposta pelo atual Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - ALEPE, o Deputado Estadual Doriel Barros (PT/PE), após apresentação do Projeto de Lei Nº 1936, e uma indicação para que a conta de energia ficasse mais barata para a população do campo.





FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]