FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Fetape realiza Oficina sobre Sustentabilidade Político-Financeira com apoio da Contag

01/03/2019



Pensar o sindicalismo rural a partir de um papel político aliado à sustentabilidade financeira do movimento sindical. Com esse objetivo, representantes dos dez Polos Sindicais e o conjunto da direção da Fetape participaram da Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira, de 25 a 27 de fevereiro, realizada no Juvenato Maria Auxiliadora, no município de Carpina (PE).  

O encontro faz parte de uma série de 23 oficinas já realizadas junto às federações de todo o país. Em Pernambuco contou com a participação do secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Juraci Moreira, e do coordenador de Tecnologia da Confederação, Marcos Pereira.

Em sua apresentação, o secretário de Finanças e Administração fez um resgate da conjuntura do país desde a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241/2016), que congelou por 20 anos os gastos públicos nas áreas de saúde e educação, essenciais à população do Brasil, passando pelo golpe que retirou a presidenta Dilma Roussef no ano de 2016, até chegar à Medida Provisória 871/2019, que prevê alterações na aposentadoria rural. São propostas dos governos Michel Temer e Bolsonaro, que afetam diretamente os direitos da classe de trabalhadores e trabalhadoras rurais e agricultores e agricultoras familiares. “Pensar politicamente e ser multiplicador/a dos debates são uma responsabilidade de todos e todas, não somente da direção. Por isso, essa representação dos dez polos é importante está aqui”, afirmou o diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto Rodrigues Santos.

“Essas oficinas são uma oportunidade de pensarmos para dentro, de fazermos uma reflexão e, também, para construirmos uma relação mais forte com a base. Como devemos estabelecer e melhorar a mensagem para os sócios. Como fazer uma boa prestação de serviços. O movimento sindical precisa se reinventar, pensar em mudanças, e uma delas passa pela sustentabilidade político-financeira”, declarou Juraci Moreira.

Esses espaços para debates e reflexões serão ampliados em mais cinco oficinas regionais, envolvendo os dez polos sindicais de Pernambuco e serão articuladas pelas diretorias da Presidência, Finanças, Políticas Sociais e Organização e Formação da Federação. A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, ratifica a posição da Contag de que trabalhar o financeiro é pensar também numa construção política do movimento sindical. “Não existe o financeiro sem haver uma construção política. Mesmo que a conjuntura do atual governo apresente retrocessos, como a PEC que cortou verbas públicas, mesmo que queiram nos dominar, nós [agricultores e agricultoras familiares] somos o Brasil, somos vida, somos natureza, e vamos enfrentar essa conjuntura”, disse Cícera.

Para o coordenador de Tecnologia da Contag, Marcos Pereira, a prioridade do movimento sindical sempre será o agricultor e agricultora familiar. Por isso, o sindicato estará sempre disponível para fornecer qualquer informação que seja necessária aos sócios. “Esse momento é de ação, mais do que nunca. O sindicato é a referência da luta e é a referência em tudo para a agricultura familiar”, pontuou.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-970
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br