FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Homenagem às Memórias Vivas abre segundo dia do Conselho Deliberativo

03/07/2019



O reconhecimento às memórias vivas que construíram a trajetória da Fetape, e aos que fazem essa história no presente. Nesta quarta-feira (03), segundo dia de realização do Conselho Deliberativo, a Federação prestou seu reconhecimento àqueles/as que dedicaram sua vida a luta por mudanças na qualidade de vida de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Em homenagem prestada aos membros da Academia Sindical da Fetape, a mística trouxe um mosaico representando as memórias do MSTTR, que foram “costuradas” em tecido. De maneira simbólica, a contribuição significativa de cada militante foi trazida para o momento.  Greves em usinas, mobilizações da juventude e de mulheres, ocupação da Sudene, trancamentos de BR’s. Pautas representativas da história de desafios e conquistas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que foram destacadas pelo assessor da Academia Sindical, Severino Biu da Luz.

O tema da organização sindical do MSTTR e as novas regras do registro sindical foi apresentado pela diretora de Organização e Formação Sindical, Jenusi Marques, que destacou pontos, como por exemplo, a importância da atualização das informações sindicais, que passam a ser enviadas ao Ministério da Justiça do governo federal.  “Os sindicatos continuam a fazer o mesmo modelo de eleição com ata de posse. O que muda agora é que ao invés de enviar a ata de posse, os sindicatos devem enviar uma declaração para o Ministério da Justiça”, explica a diretora.
 
Um balanço da prestação de contas para o ano de 2018, também foi apresentado pelo diretor de Finanças e Administração, Paulo Roberto Santos.   Já o tema da Lei Ordinária 13.846/2019 da Reforma da Previdência foi apresentado pelo vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas.

O encerramento do Conselho contou ainda com a distribuição do jornal da Fetape. O informativo enfatizou a pauta da Reforma da Previdência Social, a realização das audiências públicas regionais, a 6ª edição da Marcha das Margaridas, além de informes gerais.

Noite Cultural – Em um momento cultural de muita festa, comidas, danças e quadrilha matuta, a Fetape celebrou seus 57 anos de existência e encerrou o ciclo junino, tradição no Nordeste. Ao som do hino da Federação cantado pelo seu compositor Elias Dionízio, o público de cerca de 400 homens e mulheres do campo celebraram e reafirmaram seus ideais numa noite de alegrias e união.

Confira a relação de militantes da Academia Sindical da Fetape que receberam homenagens:
 Diplomas às Memórias Vivas:

ALOIZIO BERNARDO DA SILVA
ANTONIO MARQUES DOS SANTOS (FALECIDO)
ARLINDA ANTONIA DE LIMA
AUGUSTINHA VIANA DA SILVA
SEBASTIÃO JOSÉ BARBOSA DA SILVA
JOSÉ SOARES NOVAIS (FALECIDO)
AMARO FRANCISCO DA SILVA BIÁ
LUIZ ROSA DE LIMA
JOSÉ FRANCISCO DA SILVA
SEVERINO DOMINGOS DE LIMA (Seu Beija-Flor)

Termos de Posse de novos membros da Academia Sindical da Fetape:

 JOSENIR RODRIGUES DE LIMA
MARIA DE LOURDES RAFAEL FERREIRA
ARLINDA  ANTONIA DE LIMA
FRANCISCO BRÍGIDO DE SOUZA
FRANCISCO GOMES DE ARAUJO
OSVALDO JOAQUIM XAVIER
AMARO FRANCISCO DA SILVA BIÁ
LUIZ ROSA DE LIMA
JOSÉ FRANCISCO DA SILVA
SEVERINO DOMINGOS DE LIMA

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br