FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Idosas e idosos do campo participam de curso sobre formação política em Carpina

05/05/2019



De 06 a10 de maio, o Centro Social Euclides Nascimento da Fetape, em Carpina, receberá idosas e idosos rurais de todas as regiões de Pernambuco para participarem do encerramento da 2ª Turma do Curso de Formação Política da Enfoc para a Pessoa Idosa do Campo em Pernambuco – Por um envelhecimento Digno, Saudável, Ativo, Autônomo e Feliz. A formação trará para o debate temáticas relacionadas à participação e o controle social com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário. O curso é promovido pela Diretoria de Políticas da Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais da Fetape em parceria com a Contag. 

A programação terá início na segunda (06), às 9h, com mesa sobre a atual conjuntura do país, com recorte para os retrocessos políticos e sociais que implicam na qualidade de vida de idosas e idosos. Para o debate foram convidados/as o deputado estadual e agricultor familiar Doriel Barros, a assistente social, sanitarista e gerontóloga, Sálvea Paiva, o advogado Bruno Ribeiro e a representante da Comissão de Mulheres da Fetape para a Marcha das Margaridas, Rosilene Silva.

“Esse curso irá resgatar a história dos que foram pilares de sustentação do movimento sindical rural. Os idosos contribuíram para a formação dos sindicatos, criaram a CUT, participaram da construção política do país, viveram o golpe de 1964 e agora o de 2016. Vamos olhar esses idosos que mesmo aposentados e aposentadas estão produzindo”, afirma o diretor de Políticas da Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais, Israel Crispim.

Na terça (07), a análise conjuntural irá destacar o papel da mídia diante das eleições 2018. As plenárias também irão se dedicar à análise do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical de Trabalhadoras e Trabalhadores, Agricultoras e Agricultores familiares Rurais (MSTTR). O PADRSS se contrapõe ao modelo excludente de desenvolvimento no Brasil, cujo foco é o agronegócio. O Plano alternativo visa a realização da Reforma Agrária ampla e a valorização da agricultura familiar.
Na noite de quinta (09), às 20h, será realizada a conclusão da turma com a celebração de formatura dos participantes. A turma presta homenagens aos militantes sindicais Gilmar Cordeiro de Lima e Laurismar Ferreira de Queiroz (ambos em memória).

De acordo com o diretor, o movimento sindical reconhece e valoriza a pessoa idosa. E o curso é pensado para valorizar, incentivar esse público. “Queremos incentivá-los para que eles sejam espelho para a juventude e para a sucessão rural. Precisamos pensar numa política que envolva idosos e jovens. Em breve faremos um curso de formação política”, conclui.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-970
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br