FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina

23/07/2019



FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes, com informações da Assessoria da CONTAG/Nordeste - Gilberto Silva

Com o tema “Juventude e Agroecologia”, teve início nesta segunda-feira (22) e vai até sexta-feira (26), em Caruaru/PE, a terceira etapa de formação do projeto “Intercâmbios de Saberes dos Semiáridos da América Latina”, com a participação de 100 jovens que estão inseridos em projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a exemplo do Projeto Dom Helder Câmara.
Realizado pelo FIDA através do Programa Semear internacional, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), o projeto tem o objetivo de promover trocas de experiências, técnicas e saberes entre jovens agricultores e agricultoras familiares que vivem em regiões com clima árido (desértico), em países da América Latina, África e Europa.
 
“O intercâmbio de experiências entre as organizações da agricultura familiar do Mercosul é estratégico para construção de políticas públicas para o campo. Desta forma, louvamos a iniciativa do FIDA através do Programa Semear internacional por envolver no intercâmbio a juventude, que é o futuro da Agricultura Familiar”, afirma o secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.
 
A abertura dessa terceira etapa, contou com a presença de representantes dos semiáridos do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, da Nicarágua e de El Salvador. Dentre as organizações presentes, participam e contribuem com o debate, a CONTAG, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), dentre outras organizações que lutam por uma melhor qualidade de vida nessas regiões.  A CONTAG está representada pelo assessor da Regional Nordeste, Gilberto Silva.
 
Na programação do intercâmbio, estão previstas visitas para conhecimento de experiências positivas da agricultura familiar no semiárido, nos estados de Pernambuco e da Paraíba, envolvendo comunidades dos municípios de Caruaru (PE), de Surubim(PE), de Campina Grande(PB) e de Solânea(PB).
 
“A partir dessa troca de experiência, os(as) jovens agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro podem ter uma alternativa ao agronegócio e ao exôdo rural, e permanecerem nas suas terras produzindo alimentos saudáveis e com variedade para os povos do campo e da cidade”, pontua o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
 




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br