FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Jornadas Formativas debatem o papel da comunicação popular para o MSTTR-PE

25/10/2021



A disputa de ideologias nunca foi tão presente na sociedade brasileira como nos dias atuais. Esquerda ou Direita?! Fake news, robôs, combate ao fascismo. Como o papel da comunicação na disputa de narrativas? Esses foram assuntos do terceiro encontro das Jornadas Formativas virtuais realizadas pela Fetape, por meio da Diretoria de Organização e Formação Sindical, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.



O bate papo contou com a jornalista da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), articuladora da Inédita Brasil e fundadora dos Jornalistas Livres, Kátia Passos. Mais de 200 lideranças sindicais, funcionários/as e assessorias dos Polos das regiões da Zona da Mata Sul e Norte, do Agreste e do Sertão participaram do encontro. A jornalista destacou a importância de enfrentar as narrativas de ódio montada por gabinetes estratégicos que elaboram uma política de morte contra um projeto popular de sociedade defendido por movimentos sindicais e sociais.

O debate também teve contribuições da assessoria de Comunicação da Fetape, que apresentou as estratégias de comunicação utilizadas nos Atos Fora Bolsonaro e na Campanha Sindicato de Portas Abertas, como a elaboração de programas de rádio, podcasts, cards, posts em redes sociais entre outros.

Formação para os Polos Sindicais – A diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques, facilitou os processos formativos. “Concluímos as Jornadas Formativas do Agreste, da Mata e do Sertão evidenciando a força da militância e do trabalho de base. Esse é o caminho para se construir um Sindicato forte e representativo. E a formação é a principal estratégia de uma ação qualificada junto a base. Parabéns a cada um e a cada uma que caminhou com a gente nessa Jornada e, principalmente, que se comprometeu a continuar fazendo da luta sindical a resistência da classe trabalhadora”, disse.



A presidenta do STR de Taquaritinga do Norte, Joelma Vitorino, do Conselho Fiscal da Fetape e da Comissão de Mulheres do Agreste, destacou a importância da Jornada em conjunto com a Campanha Sindicato de Portas Abertas. “Foi um marco no MSTTR-PE. Chegou num momento oportuno por conta da pandemia, que vinha nos causando um movimento generalizado de apatia. A Jornada criou contrastes, trouxe sentimentos de militância, de energia, de amor. Saímos mais confiantes e mais sensíveis. A Jornada segue no sindicato para sempre”, enfatizou.

Já a dirigente sindical e educadora popular, Ivanice Maria Melo, do STR de Bonito, na Mata Sul, falou sobre a oportunidade de fazer uma formação política em comunicação. “Me sinto preparada pra combater essas fake news e agora sei da importância de lutar contra as notícias falsas. A formação nos deixa fortalecida pra saber trabalhar nas redes sociais, valorizar a comunicação popular”, alertou.  

Entre as participações do Sertão, a diretora de Política para Mulheres do STR de Afogados da Ingazeira e representante da Comissão de Mulheres do Polo do Pajeú, Lucineide Cordeiro Marinho, destacou que levará os conhecimentos apreendidos para a atuação prática na base. “É uma gratidão imensa falar da jornada, aprendemos muita coisa. Participar de um processo como esse é gratificante, só tenho a aprender, chegar na casa do agricultor, ele nos receber, mostrar qual a importância do sindicato e da Federação. esse curso me trouxe muito conhecimento, espero que mais pessoas participem”, concluiu.  

As Jornadas Formativas também contaram com a participação de diretorias da Fetape. A metodologia das Jornadas foi construída com base em orientações da Escola Nacional de Formação da Contag/ENFOC.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.