FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Live de 58 anos da Fetape destaca importância da Federação para a vida no campo

11/06/2020



A Fetape celebrou 58 anos de trajetória em defesa de direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais e de apoio à agricultura familiar, no dia 06 de agosto. Para comemorar a data foi realizada uma live na plataforma da rede social Facebook, com a presença de três ex-presidentes da Federação: José Rodrigues, diretor de finanças da CTB, Aristides Santos, presidente da Contag e Doriel Barros, deputado estadual, além da atual presidenta da Fetape, Cícera Nunes, e da educadora popular e professora da UFCG, Socorro Silva, que foi a mediadora da conversa.

Os convidados relembraram momentos marcantes da sua gestão, e destacaram a realidade do país em cada um desses momentos. Entre 1978 a 1993, José Rodrigues contou como foi viver o período de ditadura militar e as primeiras greves da classe trabalhadora rural em Pernambuco e no Brasil. “Enfrentamos desafios como a primeira campanha salarial da zona da mata, em pleno regime militar. Foi a primeira greve em Pernambuco, e a segunda no Brasil. Mas conseguimos reivindicar questões salariais. Também fomos a primeira federação do país a fazer eleição em congresso”, recordou.

Já no início do governo Lula, o presidente da Contag Aristides Santos relatou o desafio de contribuir com a luta pela reforma agrária. As dificuldades de gerir uma federação num país onde predominam os grandes latifúndios e a monocultura, em contraposição ao modelo da agricultura familiar agroecológica. “Nós conseguimos avançar bastante na luta pela terra em Pernambuco. Isso é comprovado pelo número de assentamentos espalhados por aí”, destacou. Quando questionado sobre os desafios futuros para a Fetape, Aristides destacou a sustentabilidade política e financeira e a necessidade de união do Nordeste e de todo o Brasil para enfrentar o atual governo.  

O fim do governo de esquerda

Quando o deputado estadual Doriel Barros (PT), assumiu a Fetape (2010-2018), a presidenta Dilma Rousseff havia se tornado a primeira mulher a presidir o Brasil. Conquista inédita alcançada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).  O campo havia conquistado inúmeras políticas públicas de apoio à agricultura familiar, de acesso à água, de incentivo ao crédito rural e a produção de alimentos. Porém, no ano de 2016 foi efetivado o processo de impeachment da presidenta e Michel Temer (MDB) assume a presidência.

“Foi o período de maior seca dos últimos tempos. Depois, vivenciamos o governo de Temer, a perda de direitos, mas os sindicatos se juntaram e fizemos a luta. Outro grande desafio foi a prisão do presidente Lula sem provas, que hoje ainda é considerado pelo mundo o melhor e maior presidente da história desse país”.
Doriel lembrou com orgulho da eleição vitoriosa que elegeu o primeiro agricultor como parlamentar, o deputado estadual Manoel Santos. “Mostrou que organizados temos capacidade de ocupar esses espaços. E para fechar com chave de ouro elegemos a primeira mulher presidenta da Fetape, Cícera Nunes”, concluiu.

A agricultora familiar e primeira mulher eleita presidenta da Fetape, Cícera Nunes, marca o início de uma nova era na Federação. A presença de Cícera carrega o simbolismo do momento em que o país atravessa, de luta contra o retrocesso de direitos, contra o machismo, em defesa da democracia e por uma sociedade mais igualitária para mulheres e homens do campo.

“Para nós mulheres e homens o início foi um momento de muito desafio. Vivemos a eleição para presidência da república em 2018. Sermos vitoriosos no primeiro turno foi desafiador, pois tínhamos nosso maior líder, o Lula, preso, e ele sempre esteve na luta conosco. Mas enfrentamos. E isso foi a demonstração de que mulheres e homens estão enfrentando o capital, os usineiros e o que vier. Hoje, vivemos a pandemia. Chegamos nessa crise para orientar os sindicatos, e eles têm seguido as orientações”, destacou Cícera.  

Engajamento

Mais de 80 pessoas, entre parceiros, representantes dos STRs, além da direção e assessoria da Fetape acompanharam a live. E mais de 2 mil pessoas interagiram com a live, através de curtidas, comentários e compartilhamentos.


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br