FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Movimentos sociais e entidades têm audiência com o arcebispo Dom Fernando sobre a Reforma da Previdência

11/04/2019



O impacto da reforma da previdência para os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade e o conjunto de outras propostas do atual governo que retiram direitos da população mais pobre, sobretudo das mulheres, foram temas abordados na audiência pública com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na manhã desta quinta-feira (11), na arquidiocese. A reunião contou a presença da Fetape, ASA-PE, MMTR-NE, Caatinga, Centro Sabiá, Serta, CPT, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Bancários, além do presidente do PT-PE, Glaucus Lima, e do deputado estadual, Doriel Barros

Nas falas foi ressaltado o papel histórico da Igreja Católica nas lutas e conquistas de políticas sociais. O grupo também ressaltou preocupação com as consequências do desmonte de direitos para as futuras gerações. As entidades e movimentos também socializaram suas agendas de luta que envolvem audiências públicas municipais, debates nas comunidades e caravanas pelo Semiárido e pediram o apoio da Igreja Católica nessas ações. Na ocasião também foi trazida a preocupação com a instalação da Usina Nuclear no município de Itacuruba e do Parque eólico em Caetés. Ambos são projetos que trazem muitos danos à saúde e impactos irreparáveis do ponto de vista social, ambiental e cultural.

Dom Fernando agradeceu a visita e disse que duas frentes da igreja dialogam com as questões trazidas pelo grupo. Uma é a Comissão a Serviço da Caridade, através da Escola de Formação Fé e Política, e a outra é a Comissão de Justiça e Paz. Estamos solidários a essas questões e na medida do possível a Igreja está tentando fazer a sua parte. Estamos juntos e tentando caminhar para dar conta dos diversos desafios”, disse o arcebispo.

Ao final da audiência, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, entregou ao arcebispo as emendas construídas pela Contag que propõem alterações na Medida Provisória 871/19. Se aprovada no Congresso, essa medida vai excluir milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais da previdência. Ela também entregou o balanço das três audiências regionais coordenadas pela Federação que reuniram mais de 8 mil pessoas.

“Essa audiência é muito importante e é uma continuidade da articulação que essas entidades aqui presentes estão envolvidas para levar informação à sociedade não apenas sobre a reforma da previdência, mas sobre a retirada de direitos”, disse Nunes. Ela agradeceu a disponibilidade do arcebispo e disse que a Igreja tem sido uma grande parceria das lutas do campo, a exemplo do apoio dado na última seca que afetou vários municípios do Semiárido de Pernambuco.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-970
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br