FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Negociações da campanha salarial continuam e canavieiros/as reafirmam manutenção de direitos

22/11/2018



Nesta semana, continuaram as negociações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco. No último dia 14, as reuniões tinham sido suspensas para que os sindicatos da Zona da Mata Norte e Sul, junto com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), voltassem às suas bases para a escuta dos trabalhadores/as quanto às propostas apresentadas pelo patronal.

Nesta quinta-feira (22), ocorreu a 12ª rodada, e as negociações voltam no próximo dia 29. Os trabalhadores/as reafirmam que não aceitarão retrocessos e retirada de direitos, como a exclusão da hora in intinere, que é proposta pelos empresários.

“Para nós, trabalhadores assalariados rurais, essa 12ª rodada foi um momento muito difícil. Porém a gente já sabia da possibilidade desse tipo de enfretamento nesse contexto, diante do golpe que está posto e da reforma trabalhista. Mas também conseguimos avançar em outras 81 cláusulas da pauta. Queremos dar andamento às reivindicações”, disse Gilvan José Antunis, presidente da FETAEPE.

Durante o dia de hoje, também esteve presente o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Pernambuco, Carlos Veras, deputado federal eleito nas últimas eleições. Ele falou sobre como a conjuntura política tem se refletido nos direitos da classe trabalhadora e se colocou à disposição para contribuir com a campanha dos canavieiros/as. “Contem conosco da CUT nessa luta, e comigo, a partir do mandato em fevereiro em 2019. Vamos com resistência e luta, sem nunca perder a esperança que assim vencemos”, pontuou Veras.

As negociações da campanha se iniciaram ainda no mês de outubro, com a coordenação da FETAEPE e dos sindicatos filiados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAPE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e com apoio da CUT e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317