FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


No Recife, Fetape recebe Lula e entrega homenagem ao ex-presidente

18/11/2019



O Festival Lula Livre promovido no domingo (17), no Pátio de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, arrastou uma multidão para a festa de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  De acordo com o PT-PE, o ato reuniu 200 mil pessoas. A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, foi receber o líder no aeroporto Internacional do Recife, e entregou em mãos um quadro do Centro Social da Fetape, em Garanhuns, que leva o nome do ex-presidente.

A presidenta esteve acompanhada do deputado estadual Doriel Barros, presidente eleito do PT em Pernambuco, do deputado federal Carlos Veras (PT), do senador Humberto Costa, do secretário executivo de Agricultura Familiar, Gleibson Neves, do presidente da Contag, Aristides dos Santos, e representantes de movimentos sociais e sindicais do campo e da cidade como o MST, o Levante Popular da Juventude, a ASA, o Sindicato dos Metalúrgicos, a CUT e religiosos.

Diversas caravanas do interior de Pernambuco também participaram do ato. Representantes de sindicato de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares vieram ouvir o ex-presidente que fez ações e concretizou políticas sociais para a população do campo. Entre os que viajaram quilômetros para ver Lula, estava o presidente do STR de Águas Belas, Tavares Leite da Silva, que destacou o quanto a vinda de Lula para Pernambuco mostra o quanto ele foi importante para a classe trabalhadora. “A vinda de Lula pra Pernambuco traz esperança para o movimento sindical, mesmo com o presidente atual querendo apagar uma história de muitos anos. Lula construiu a liberdade e a democracia nesse país. E o movimento sindical estava em peso ontem pra mostrar o carinho e o compromisso com o ex-presidente, que só fez o bem para o Brasil”, disse Tavares.

“Poder ver o nosso grande líder livre novamente, e recebê-lo em nossa terra, é um grande fio de esperança para 2020. A partir de agora seguimos juntos, novamente, na construção de um futuro que olhe para o povo do campo e da cidade”, afirmou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.
O ato cultural e político era esperado por milhares de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e simpatizantes. Antes do ato, uma concentração aconteceu na frente do Armazém do Campo, de onde partiram acompanhados do dragão, símbolo do bloco carnavalesco. Eu acho é pouco. O arrastão seguiu até o Pátio do Carmo, onde a festa contou com diversos artistas locais e nacionais. Entre elas, a cirandeira Lia de Itamaracá, que subiu no palco de mãos dadas com Lula, por volta das 19h.

O ex-presidente estava acompanhado de Fernando Haddad, que foi candidato a presidência pelo PT, no ano passado, além de diversas autoridades políticas do partido. Em seu discurso Lula fez críticas a Operação Lava Jato, Sérgio Moro, Deltan Dallagnol. Sobre o governo Bolsonaro, fez a promessa de libertar o país dos desmontes que tem levado o país ao desemprego e a fome.

O ato político e cultural mostrou a resistência e luta do povo brasileiro contra a prisão do ex-presidente Lula, e a perda de direitos e políticas sociais do atual governo que afetam a classe trabalhadora do país.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br