FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Nossa União, Nossa Força! - Nota da Fetape sobre o atual momento vivenciado pelo país

29/10/2018

Nos últimos tempos, o Movimento Sindical Rural tem enfrentado grandes lutas, mas sem se deixar abater no que diz respeito à defesa da democracia. Nós, do Nordeste e, em especial, de Pernambuco, temos mostrado a nossa garra, o nosso compromisso com os direitos conquistados por trabalhadores e trabalhadoras e a nossa disposição de continuar na luta, com paixão e força.

Nessa caminhada, algumas batalhas foram vencidas, com a eleição de Doriel Barros, ex-Presidente da Fetape, para deputado Estadual, com uma expressiva votação; e de Carlos Veras, para deputado Federal, sendo o primeiro agricultor familiar do estado a ocupar esse assento. Na atual conjuntura, o fortalecimento desses mandatos populares será uma importante estratégia de luta e resistência.

Conseguimos, ainda, em curto espaço de tempo, afirmar o professor Fernando Haddad como representante do nosso projeto democrático e popular. Sabemos que, nesse percurso, enfrentamos dificuldades, que não dependeram apenas de nós. Foram fraudes, ameaças, difamações, assassinatos, manipulações. Um processo que começou desde 2014 e que ganhou força com o  impeachment da presidenta Dilma. Uma conjuntura que gerou muita contraposição ao projeto popular no país. Mas, precisamos extrair aprendizados dessa caminhada, de forma a fortalecer as nossas estratégias a partir de agora.

O grande desafio, neste momento, é rearticularmos as forças democráticas em uma grande Frente, com o Movimento Sindical Rural e Urbano, Movimentos Populares, Partidos Políticos de esquerda e progressistas para, juntos e juntas, enfrentarmos os desafios que virão.

Sabemos que não estamos sozinhos e sozinhas nessa luta, e não vamos permitir que a classe trabalhadora sofra ainda mais com as próximas investidas das forças conservadoras. E nossa primeira batalha, já anunciada, será combater a Reforma da Previdência. Por isso, é fundamental a articulação das nossas ações e bandeiras de luta, a partir de processos de formação e mobilização da nossa base: comunidades, associações e sindicatos.

Mesmo diante desses desafios, não tenhamos MEDO! Não saímos derrotados dessa disputa, pois, como nos ensinou Darcy Ribeiro: “os meus fracassos são minhas vitórias, eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”. Unidas e unidos venceremos!

 

Direção da Fetape




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317