FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


NOTA DA FETAPE - BASTA DE TANTAS MORTES!

24/03/2021



Há mais de um ano, no dia 17 de março de 2020, a Direção da Fetape, seguindo as orientações do decreto estadual Nº. 48.809/2020, que criou medidas temporárias para
o enfrentamento da pandemia do coronavírus que chegava ao Brasil, adotou mudanças na rotina de funcionamento de suas atividades.

Mesmo com todos os esforços feitos pelos governadores, infelizmente, o Brasil e Pernambuco vivem hoje o pior momento desta crise sanitária, com um aumento significativo, nos últimos meses, de casos, internações e mortes pela Covid-19. Para conter o avanço da doença, o Governo do Estado decretou uma quarentema mais rígida em todos os municípios, que teve início no dia 18 e segue até 28 de março.

Toda essa situação foi agravada pela postura adotada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que, desde o início da pandemia, vem negando os perigos da
doença. Essa postura negacionista tem como principal divulgador o presidente da República, Jair Bolsonaro, que, repetidamente, em entrevistas, lives e manifestações públicas, tem minimizados as mortes e a gravidade da doença.

Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos o ano passado, a Fetape e seus 174 Sindicatos filiados, se mantiveram na luta pela defesa da vida e dos direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, organizando ações solidárias, participando de articulações com outras organizações na proposição de políticas públicas de enfrentamento a pandemia e manifestações públicas, para informar e debater com a sociedade o momento em que vive o país.

Após um ano de pandemia, a crise se agrava em todo o país e, em Pernambuco, com superlotação de UTIs em muitos lugares, chegando a quase 100%. Não é possível aceitar esse número diário de mortos pela pandemia do novo coronavírus, com uma média atual de 3 mil mortos/dia, totalizando quase 300 mil pessoas falecidas.

É urgente que o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Consórcio de Governadores se unam em um pacto de gerenciamento da crise que se abateu no país, por pura incompetência, irresponsabilidade e omissão do Governo Federal, para compra emergencial de vacinas, oxigênio e medicamentos para intubação, que começa a faltar em todo o país.

Vamos continuar na luta em defesa da ampla vacinação para toda a população, seguindo os decretos do Governo Estadual, cumprindo com as medidas de distanciamento e isolamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e a luta pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que pela omissão e descaso com a pandemia do novo coronavírus, contribui para a atual situação do país.

Vacinação Já!

Fora Bolsonaro

Pernambuco, março de 2021

Foto: Wikipedia

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]