FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


NOTA DA FETAPE EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DO POVO BRASILEIRO E FORA BOLSONARO

19/05/2020



Estamos passando por um momento muito difícil, de agravamento das desigualdades sociais, da volta da fome e da pobreza, que atinge principalmente a classe trabalhadora, diante da falta de capacidade do governo federal de combater os efeitos causados pela pandemia do corovavírus.

Sabemos que o Brasil já vinha enfrentando uma crise, com resseção econômica, desemprego em alta e diminuição da renda da classe trabalhadora, fruto de uma política de governo, que desde que assumiu, só governa para os ricos, o agronegócio e o latifúndio, reduzindo drasticamente os programas sociais de combate à pobreza, aumentando as desigualdades sociais, e eliminando mecanismos de controle e participação social, inclusive vetando o auxílio emergencial para agricultores e agricultoras familiares que estão fora do CadÚnico.

Desde a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro se mostrava incapaz de ser Presidente da República, pois não apresentava propostas para o povo brasileiro, fugiu de todos os debates e se elegeu através de fake news. Seu governo é marcado por atitudes autoritárias, fascistas e misóginas.

Neste momento, o comportamento irresponsável do presidente vai completamente em desencontro com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da ciência para o combate ao novo coronavírus. Essa postura, além de ignorar os esforços da maioria dos governadores, em especial os do Nordeste, para efetivar o isolamento social, demonstra que Bolsonaro não tem condições políticas, intelectuais e morais para continuar dirigindo a nação. E isso se comprova no crescimento vertiginoso do número de contaminados e de mortos em todo o país.

Nas últimas semanas, conforme enunciado em todos os meios de comunicação, Jair Bolsonaro está sendo acusado de inúmeros crimes de responsabilidade enquanto Presidente da República como: estimular atos de rua pela volta da ditadura militar e de fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, fazer atividades públicas com aglomeração de pessoas, contrariando as orientações do próprio Ministério da Saúde, e por último, e o mais grave, em crise institucional dentro do próprio Governo, é acusado pelo ex-ministro da justiça, Sérgio Moro, de interferir no comando da Polícia Federal para impedir investigações que estão ocorrendo acerca de sua família e amigos próximos.

A crise sanitária, econômica e social provocada pela pandemia do coronavírus no mundo todo exige medidas urgentes e unificadas dos governos federal, estaduais e municipais, para conter o avanço da contaminação e, ao mesmo tempo, ajudar os trabalhadores e trabalhadoras a enfrentarem as dificuldades financeiras.

Diante de tudo isso, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape), que historicamente vem lutando com os trabalhadores e trabalhadoras pela democracia, liberdade e justiça social, não pode se calar e vem junto com outras organizações sociais que compõem a Frente Brasil Popular e a Frente do Povo Sem Medo aderir à campanha FORA BOLSONARO.

Nesse sentido, convoca a todos os Sindicatos filiados para juntos e juntas assumirmos a bandeira do FORA BOLSONARO e reforçarmos a ação solidária com os mais pobres fortalecendo a campanha de solidariedade Agricultura Familiar: Cuida da Terra, Alimenta o Mundo, em defesa dos mais necessitados.


Recife-PE, 19 de maio de 2020.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br