FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


É possível um trabalhador rural se tornar deputado estadual

03/02/2019



Agricultores tomam posse na Assembleia e na Câmara Federal e renovam esperança da classe trabalhadora


No dia em que tomou posse como deputado estadual, em 01 de fevereiro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o agricultor familiar e ex-dirigente sindical, Doriel Barros, ressaltou que fará um mandato participativo e a serviço do povo. “Vocês terão em mim um aliado e vou dialogar com todos que se dispuserem a levar o debate dos assalariados e assalariadas, da agricultura familiar, dos metalúrgicos, dos sem-terra e de todos que não recebem a devida atenção do governo”, disse.


Após a cerimônia de posse, ele participou de um momento com centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), no bairro do Recife. Também estiveram presentes vários representantes de entidades sociais e movimentos, além de lideranças políticas, que fizeram falas bastante fortes.


Anfitriã da casa, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, enfatizou que Doriel fará um mandato a serviço do povo pernambucano. “Ele não é só um deputado em Pernambuco, mas para a sociedade pernambucana. Ele representa Manoel Santos, representa a classe trabalhadora e todos os homens e mulheres do campo e da cidade”, disse. Ela também falou da necessidade de investir na agricultura familiar que “é grande e pode ser muito melhor, garantindo assim alimentação na mesa de todos”.


Já o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), Gilvan José Antunes, lembrou da conjuntura difícil que afeta diretamente os trabalhadores. Ele citou o fim do ministério do trabalho e a reforma da previdência como dois grandes desafios. “Nós, trabalhadores e trabalhadoras assalariados, das três regiões, bem como os agricultores e agricultoras, estamos felizes de ter pela segunda vez um representante na Assembleia. Queremos agradecer a Deus, acima de tudo, por essa vitória”, pontuou.


Bastante emocionado, Doriel lembrou da infância simples em Águas Belas e homenageou o ex-presidente Lula. “Essa vitória também tem a contribuição de quem mudou a história desse país” e concluiu: “É possível um trabalhador rural se tornar deputado estadual”. Ele também prometeu fortalecer o PT e os partidos aliados e contribuir para eleger uma grande bancada de vereadores e prefeitos nas eleições municipais.


“Esse é o momento de muita alegria. A Fetape, onde tive a oportunidade de passar 16 anos, tem sido essa grande articuladora, abraçando esse projeto. Essa vitória é nossa, é do povo", concluiu.


CÂMARA FEDERAL – Já em Brasília-DF, a posse do agricultor e ex-presidente da CUT-PE, Carlos Veras, foi marcada por uma homenagem ao ex-presidente Lula. Com a bandeira de Pernambuco, ele entoou um “LulaLivre”, assim como fizeram outros deputados e deputadas do PT que tomaram posse. “Nosso mandato é um instrumento das lutas do povo trabalhador e estará totalmente vinculado aos movimentos sociais”, prometeu Veras.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br