FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Processo formativo fortalece a resistência diante dos desafios

23/11/2018



A “transformatura” da Turma Lula Livre, do 6º Curso Estadual de Formação Política da Enfoc/PE – Resistir é Transformar, na noite de ontem, em Carpina, foi marcada pela reafirmação do compromisso das lideranças presentes com as bandeiras de luta do Movimento Sindical Rural. Os/as participantes também homenagearam os trabalhadores rurais Doriel Barros e Carlos Veras, eleitos, este ano, para deputado estadual e deputado federal, respectivamente. As homenagens lembraram, ainda, a FETAPE e sua Diretoria de Organização e Formação Sindical, o Instituto Manoel Santos, o Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Bancários, que contribuíram de forma efetiva para a realização dessa importante atividade formativa.


A cerimônia começou embaixo de árvores, sob a luz da lua, com a entrega do anel de tucum, símbolo da aliança e compromisso da turma com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Em seguida, foram entregues lamparinas aos homenageados, para que eles se mantenham atentos aos desafios, mas sem deixar o fogo da esperança se apagar.


Além das lamparinas, a turma fez uma certificação simbólica dos dois deputados eleitos, demonstrando a confiança no mandato de cada um deles, como instrumento de resistência da classe trabalhadora. Eles agradeceram o empenho das lideranças presentes para essa conquista e se comprometeram em fazer o que for possível para corresponder às expectativas de seus eleitores.


A presidenta da FETAPE, Cícera Nunes, reafirmou o compromisso da Federação com o processo formativo, dizendo que essa será uma prioridade do seu mandato. “Também quero parabenizar essa turma de militantes pelo trabalho realizado junto às suas bases, que resultou em conquistas importantes para o Movimento”, pontuou.


Com a transformatura, mais de 90 lideranças de todo o estado concluíram o curso de três módulos, iniciado em julho/2018, que tratou questões ligadas aos projetos políticos em disputa, ao papel do Movimento Sindical Rural nos processos eleitorais e à identificação do Brasil e Pernambuco que saíram das urnas em 2018, entre outros temas. Também houve espaço nos debates para falar sobre a necessidade de se fortalecer o Instituto Manoel Santos, abordar a importância da participação do Movimento no Congresso do Povo e para apresentar elementos importantes sobre como está sendo construída a Marcha das Margaridas 2019 e da necessidade de Pernambuco se engajar nesse processo.


Durante todas as etapas do curso, foi debatida a importância de a luta pela liberdade do ex-presidente Lula ser uma pauta constante do MSTTR, e que é preciso que “ninguém solte a mão de ninguém” diante das ameaças conjunturais vividas pela sociedade.


A diretora de Organização e Formação da Fetape, Maria Jenusi Marques, responsável pela coordenação do Curso, afirmou que estava muito feliz por perceber que houve um processo de construção realmente coletiva. “Não tenho dúvida que, juntos e juntas, somos mais fortes. O processo de formação política precisa continuar como estratégia de resistência para o enfrentamento aos desafios do presente e do futuro”, destacou.  Ela explica que a Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) tem sido uma parceira fundamental para essa caminhada.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317