FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Reunião entre os movimentos e o governador Paulo Câmara debate o futuro do campo em Pernambuco

28/01/2020



O meio rural de Pernambuco, seus desafios e potencialidades foram assuntos abordados entre diversas entidades e movimentos sociais e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, na noite desta segunda-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas. A reunião faz parte do processo de construção de um programa estadual voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) em diálogo com a sociedade civil.

Diante do contexto nacional, a expectativa das entidades é que essa iniciativa contribua para melhorar a vida das famílias do campo que têm sido excluídas do orçamento do governo federal. Questões como a fome, a violência e o fechamento de escolas estão entre os principais problemas que assolam o meio rural.

“Precisamos estar juntos para buscar caminhos que supram o que falta de ação e investimento no campo. E essa proposta está muito bem construída e vai fortalecer a agricultura familiar no estado. E além do que está previsto, precisamos dialogar sobre outros pontos como a questão dos conflitos de terra para que a violência diminua”, destacou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.


O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, apresentou o documento base do programa e destacou alguns pontos inovadores da proposta como a integração e a intersetorialidade das ações voltadas para acesso à água, produção e beneficiamento da produção com base nos princípios agroecológicos, acesso à terra, assistência técnica e formação.

O governador Paulo Câmara se comprometeu com as questões levantadas pelas organizações e disse que buscará apoio político e financeiro para o programa. Ele citou o diálogo com o governo federal e também o consórcio de governadores do Nordeste.

"Vamos atrás de tudo que a gente puder dentro de um cenário externo mais conservador e vamos colocar o governo para trabalhar, levar as demandas para outros setores e aglutinar os programas para responder às necessidades do meio rural pernambucano", disse o governador.

Pernambuco tem 80% dos municípios rurais e uma população de mais de um milhão de pessoas que vivem no campo.

A reunião contou com a participação de representantes da Fetape, ASA, MST, CPT, conselhos de segurança alimentar e nutricional e de desenvolvimento rural e sustentável, além de órgãos ligados à SDA, o deputado federal Carlos Veras e o senador Humberto Costa. Foi a primeira reunião entre as entidades e Paulo Câmara desde a sua reeleição.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br