FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Sítio Trindade é palco de lançamento de livro com ato político e cultural em memória do centenário de Paulo Freire

05/08/2022



Haverá o Lançamento da publicação, atrações culturais, recital poético, presença do boneco gigante de Paulo Freire,  homenagem e exposição fotográfica

Será lançado, às 18h30, no Sítio da Trindade, no Recife, nesta sexta-feira (5/8), o Livro Paulo Freire Vive! que reúne a sistematização de experiências do Brasil, Argentina, Uruguai,Colômbia, Equador e Perú na defesa do legado Freiriano e objetiva a celebração do Centenário de Paulo Freire, considerado um dos maiores nomes da educação do século XX e contemporaneamente.

A publicação conta com 412 páginas, na versão português e espanhol, sendo escrita por diversos  e educadores/as populares, divida em artigos que narram as experiências da primeira e segunda fase da Campanha Latino-Americana e Caribenha realizada de 2019 a 2021, visando aprofundar a compreensão do papel da cultura popular nas ações organizadas e das diversidades e particularidades regionais.

No Lançamento, haverá uma homenagem póstuma ao professor e educador popular Paulo Afonso, que faleceu no dia 10 de julho na Paraíba, no qual deixou uma imensa saudade e contribuiu na formação de milhares de educadores e educadoras populares no Brasil, tendo sempre como o lema a própria educação popular, a amorosidade e a empatia.

Vale destacar, que o Sítio Trindade, na zona norte do Recife, foi escolhido para o Lançamento do livro, porque em 1964, em plena ditadura militar o local era sede do Movimento de Cultura Popular (MCP), e de acordo com o pesquisadaor Sérgio Hadad o Sítio foi invadido, depredado tendo todo o material pedagógico apreendido como prova de subversão, sendo instaurado um inquérito policial militar colocado dois tanques de guerra para patrulhar a região.

“Um grande dano foi esse: a destruição de toda essa experiência riquíssima. Uma segunda consequência foi a prisão, o exílio de diversos educadores e de lideranças ligadas aos movimentos. Pessoas que eram comprometidas com a alfabetização de adultos. A prisão do Paulo Freire é um exemplo, mas há outros que foram expulsos ou não atuaram mais na alfabetização de adultos”, destacou o professor.

Ainda foram programadas também recital de poesia, exposição fotográfica e atrações artísticas. Em meio a este clima de afeto, resistência, educacão e luta, a Cátedra Paulo Freire da UFPE lançará, também, um e-book, além de outras publicações.
 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Saiba mais.