FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Seminário aborda desafios e estratégias de resistêcia diante da atual conjuntura

29/11/2018



Com o objetivo de refletir o contexto pós-eleitoral e apontar estratégias de resistências em defesa da democracia, a FETAPE, um conjunto dos seus Sindicatos filiados, e a Contag, por meio de sua Escola Nacional de Formação (Enfoc) participam, desde a noite de ontem, no Recife, do Seminário “Desafios dos Movimentos Sociais do Nordeste e do Brasil Pós Eleições: Não Deixar Ninguém para Trás”. A atividade, que é realizada pela Escola Quilombo dos Palmares (Equipe), vai até esta sexta-feira (30).

A abertura ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários, com uma análise de conjuntura, que teve como expositores a presidenta da FETAPE, Cícera Nunes, a Secretária do Conselho de Educação de Jovens e Adultos da América Latina (Ceaal), Rosa Elva Zumiga Lopez, e do sociólogo e professor aposentado da Universidade Federal do Piaui.

Em suas colocações, Cícera analisou o contexto pós eleições a partir do recorte regional, destacando a importância de ações integradas, a exemplo desse seminário. “Precisamos organizar uma RESISTÊNCIA ATIVA, isto é: retomar o trabalho de base; preparar mobilizações para as primeiras ações do Governo contra a classe trabalhadora; estabelecer canais de diálogo com setores que perdemos referência - evangélicos, lideranças comunitárias, entre outros - ; assegurar uma maior presença em redes sociais e de forma mais qualificada”, destacou.

A presidenta também falou da Marcha das Margaridas, que acontecerá em 2019, como mobilização de grande importância para esse processo de resistência, e terminou sua apresentação com uma frase de Margarida Alves: “Eu prefiro morrer lutando do que de morrer de fome”.

As três falas pontuaram a necessidade de que sejam fortalecidos os processos formativo, para que se possa chegar mais próximo da base; e também de que toda ação seja trabalhada de forma a respeitar o processo democrático, pois muitos dos aspectos da atual conjuntura já são o resultado das urnas.

O evento, que conta com uma série de parcerias, inclusive da FETAPE e da Enfoc, tem representantes de vários estados do Nordeste. Hoje e amanhã, as atividades ocorrem no Centro de Formação e Lazer do SindsPrev. Entre os pontos de pauta previstos, estão a leitura política do Brasil e Nordeste que saem das urnas e a partilha de experiências de estratégias de resistência. Trabalhos de grupos e apresentações culturais são elementos estratégicos da metodologia.




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317