FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Seminário Eleições 2020: “É preciso falar resgatando o legado e olhando pra frente, dando esperança de futuro”, diz Haddad

16/07/2020



ELEIÇÕES 2020

Ministro da Educação do governo Lula e Dilma (2005-2012) e candidato à presidência da República nas eleições 2018, Fernando Haddad, participou de Seminário de Pré-candidatos/as em Pernambuco na tarde desta quinta-feira (16)


O Seminário com os pré-candidatos e candidatas apoiados/as pelo Movimento Sindical Rural de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), foi realizado nesta quinta-feira (16), pela Fetape, através de plataforma virtual, e contou com análise de conjuntura conduzida pelo ex-ministro Fernando Haddad, a presidenta da Fetape Cícera Nunes, o deputado federal Carlos Veras (PT/PE) e o deputado estadual Doriel Barros (PT).

Mais de 100 pré-candidatos e candidatas de todo o estado de Pernambuco participaram do momento. Fernando Haddad lembrou das políticas sociais conquistadas nos governos progressistas de Lula e Dilma, que contaram com grande apoio de eleitores e eleitoras da região Nordeste. O ex-ministro comparou a atuação com o governo atual, que agora tenta liquidar as conquistas sociais do passado, e tem provocado sofrimento às famílias brasileiras.

“Nós apresentamos um plano de governo, sobretudo no campo, que poderia representar uma pequena revolução. Somos a força política que mais entregou resultados em termos de educação, de acesso à terra, isso tudo precisa ser rememorado na campanha de 2020. Precisamos fazer uma campanha local, mas não podemos perder a perspectiva histórica sobre o que já fizemos pelo país. Se não lembrarmos as pessoas fica muito difícil elas acreditarem. É preciso falar resgatando o legado e olhando pra frente dando esperança de futuro. O que nós não temos é presente. É contra o presente que representa o Bolsonaro que temos que nos insurgir”, enfatizou Haddad.



Ainda em sua análise, Haddad destacou a força do Nordeste em eleger governos progressistas e o quanto o povo brasileiro não pode perder a capacidade de sonhar com um futuro melhor. Em especial, o Nordeste que sempre foi preterido por governos anteriores, e com a chegada dos trabalhadores a presidência conquistou políticas como o Bolsa Família, a interiorização das universidades públicas e centros federais, o Luz para Todos, entre outros programas sociais que tiraram o Brasil do Mapa da Fome no mundo.

Eleições 2020 - A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, lembrou que não será uma eleição fácil. As fake news das eleições anteriores devem surgir mais uma vez. Porém, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fetape, a Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), as redes que compõem o Movimento Sindical Rural de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) terão argumentos para fortalecer o projeto político de sociedade que Pernambuco e o Brasil necessitam.

“Os governos que mais ajudaram o Brasil a se libertar da fome foram os governos do PT. Precisamos nessas eleições municipais fazer com que volte a democracia, o legado do governo Lula e Dilma. Tivemos o melhor ministro da Educação, a primeira mulher presidenta do PT, é um orgulho que nos ensina a lutar cada vez mais com força”, avaliou Cícera Nunes. A presidenta encerrou sua fala com a frase do militante Carlos Marighella: ‘a única luta que se perde é a que se abandona’.

Na avaliação do deputado estadual Doriel Barros (PT), as eleições 2020 refletirão em 2022. Para o parlamentar se o saldo da eleição seguir para o caminho do fascismo e da extrema direita haverá dificuldades para se garantir direitos de trabalhadores e trabalhadoras. “Me empenharei, pois Pernambuco exerce um papel importante nesse cenário. Tem participado ativamente do processo político. É um estado importante dentro do cenário de disputa nacional. Em todas as câmaras de vereadores esse debate deve ser feito para que possamos implementar políticas, para fazer a diferença, ajudar as pessoas, e reconhecer o sindicato como aliado e não como inimigo”, afirmou o deputado Doriel.

Ataques promovidos pelo governo federal à classe trabalhadora – O deputado federal, Carlos Veras destacou as ações que a Câmara de Deputados promove em Brasília (DF), para tentar minimizar os impactos provocados pelo governo Bolsonaro diante da pandemia, e que tem prejudicado a população brasileira.  A produção agrícola não espera mais uma semana. “A produção não espera. O trabalhador está sendo prejudicado porque acessou o auxílio emergencial e estão desenquadrando da previdência rural como segurando especial. São muitos ataques. O impeachment é urgente. É retirar essa agenda econômica genocida de ataque aos diretos da população brasileira. É tirar tudo que está fazendo com que o Brasil ande para trás. Para o impeachment precisamos da mobilização social. É as redes sociais são nosso caminho”, disse Veras.

Ao final do Seminário foi lida a Carta Compromisso para os pré-candidatos e candidatas apoiados/as pelo MSTTR. Ao todo, o Movimento apoiará 79 homens e 34 mulheres. Sendo, que cinco concorrem aos cargos de prefeitos e prefeitas, nove a vice-prefeitos e prefeitas. Os demais disputarão vaga na câmara legislativa municipal.  

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br