FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Seminário Territorial de Mulheres discute o empoderamento feminino na construção de uma cultura de paz

23/11/2018



Com o objetivo de discutir ações estratégicas de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo assim a cultura de paz no território diocesano, a Cáritas Diocesana de Pesqueira está realizando, desde ontem, o Seminário Territorial de Mulheres – Empoderamento Feminino na construção de uma cultura de paz. O encontro acontece no auditório do Seminário São José, no centro de Pesqueira.

Na programação, as participantes estão tendo a oportunidade de interagir sobre a luta e resistência feminina, com debate ministrado pela secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro; e sobre a participação de mulheres em espaços de poder e decisão, ministrado por Cícera Nunes, primeira mulher presidente da Federação dos (as) Trabalhadores (as) Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (FETAPE). Além disso, está ocorrendo uma Mostra Feminina de Saberes e Sabores. 

Cerca de 60 mulheres dos 13 municípios de atuação da Cáritas Diocesana participam do evento, entre indígenas, quilombolas, agricultoras, jovens, representantes das coordenadorias da Mulher e dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios, bem como, membros das Cáritas (Inter) paroquiais.

VIOLÊNCIA - As estatísticas de crescimento da violência contra a mulher no Brasil têm crescido assustadoramente nos últimos anos. O país é a quinta nação do mundo com a maior taxa de feminicídio e, aqui, uma mulher é covardemente assassinada a cada duas horas. Isso tudo pelo simples fato de serem mulheres.

 Ainda falando em números, eles crescem quando o assunto é agressão. Cerca de 12 mil brasileiras sofrem violência todos os dias e, em 43% dos casos, esses abusos ocorrem dentro da própria casa das mulheres. Os números que impressionam e assustam são dos institutos de pesquisa DataFolha e Patrícia Galvão. Já em Pernambuco, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), de janeiro a setembro deste ano, um total de 14.362 casos de violência contra a mulher foram registrados somente em municípios do Agreste e Sertão de Pernambucano.

 

Assessoria de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira, com edição da Assessoria de Comunicação da FETAPE




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO CORRESPONDÊNCIA
Rua Gervásio Pires, 252 Soledade, Recife - PE | CEP 50.060-970 Caixa Postal 2516
fetape@fetape.org.br

ENDEREÇO SEDE PROVISÓRIA (ATENDIMENTO AO PÚBLICO)
Av. José Otávio, 940, Caja, Carpina - PE | CEP 55.813-710
Telefones: (81) 3771-0317