FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Sindicatos rurais participam de Oficina sobre Prova de Vida do INSS

09/07/2021



Com a pandemia INSS havia suspendido a exigência. Esse ano, a Prova volta a valer e para receber benefício é preciso estar em dia

Mais de 250 dirigentes, funcionárias e funcionários de sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco participaram da Oficina Virtual sobre Prova de Vida do INSS, no último dia 07 de julho. A ação foi realizada pela vice-presidência e contou com a participação da assessoria jurídica da Fetape.
A Oficina apresentou o passo a passo para que sindicatos possam apoiar aposentados, aposentadas e pensionistas a realizarem o procedimento. A Prova de Vida é exigida desde 2012 pelo INSS para que aposentados, aposentadas e pensionistas comprovem que estão vivos para receber seus benefícios previdenciários, mas por conta da pandemia estava suspensa. Voltou a ser cobrada esse ano. Sindicatos aproveitaram para compartilhar experiências que vêm dando certo.



“É fundamental que todos os sindicatos se apropriem de como realizar a Prova de Vida para que assim possam oferecer mais um serviço importante aos seus associados e associadas”, disse o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas.



É importante ressaltar que não fazer a Prova de Vida implica em suspensão do benefício de aposentadoria pelo INSS. Um calendário para realização da Prova foi divulgado pelo órgão. Para quem venceu a prova de vida em maio e junho de 2020, o novo prazo será julho de 2021. É possível baixar um aplicativo chamado Meu INSS pela loja de aplicativos do seu celular (Google Play para celular Android e Apple Store para modelo IOS) e enviar direto do seu celular a sua Prova. Basta ter em mãos o número do CPF, nome completo, data de nascimento e responder perguntas de cadastro do INSS.



Para àqueles com mais de 80 e/ou 60 anos, que tenham dificuldades de locomoção a Prova de Vida poderá ser agendada para acontecer em casa. Para isso é preciso ligar para o número 135 ou acessar o site Meu INSS. É necessário ter um laudo médico para comprovação da condição de saúde.


FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: [email protected]