FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Vacina e auxílio emergencial para a população do Campo já!

05/02/2021



O cenário político do país e a pandemia, a importância da vacina, a continuidade do auxílio emergencial e a defesa das políticas públicas para o campo. Esses foram os principais elementos debatidos na manhã desta quinta-feira (04) durante o momento de conjuntura do Planejamento 2021 da Fetape, realizado de forma virtual.A análise contou com a participação de Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz Ceará, membro do GT de Saúde e Ambiente da Abrasco e coordenador do Observatório de Saúde das Populações do Campo Floresta e das Águas; do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), do deputado estadual Doriel Barros (PT-PE) e mediação da presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

O pesquisador da Fiocruz, Fernando Carneiro, iniciou destacando que a pandemia tem tudo a ver com o modelo do agronegócio exportador, que confina animais. “Ninguém fala das causas da pandemia, só fica no final contando mortos e acudindo os casos. Vamos continuar tendo pandemia enquanto o agronegócio continuar sendo esse modelo hegemônico”, disparou. "A agroecologia é o caminho para não termos pandemias", finalizou Fernando.

Ele também criticou o plano de vacinação do governo federal, que retirou os quilombolas da fase 2, e que desconsidera os índios que não vivem em aldeias. “Precisamos dar visibilidade ao que está acontecendo no campo. É fundamental que o movimento camponês se articule na defesa do SUS, na cobrança dos planos estaduais de vacinação, fazer o que a gente chama de vigilância popular porque há uma subnotificação da situação do campo. Vacina para os povos do campo Já!”, destacou.

O deputado estadual Doriel Barros destacou a importância da disponibilização das vacinas de forma igualitária para as populações do campo e da cidade, transparência na divulgação das informações e campanhas de sensibilização sobre a importância da vacina, além da mobilização para que Políticas Públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos Estadual e a CNH Gratuita, sejam colocadas em prática para fortalecer o desenvolvimento rural.

“Em Pernambuco já são mais de 10 mil mortes, a vacina é insuficiente e não há uma política estruturada para que chegue nos estados e municípios. Demos entrada hoje num projeto de lei da bancada do PT que prevê um plano estadual com critérios bem definidos e que permita que a gente possa acompanhar com grau de intensidade quantas vacinas estão chegando, e que contemple a população rural que é a mais vulnerável”, destacou Doriel.

Com a pandemia e as dificuldades de acessar crédito e gerar renda com a produção, a população do campo depende do auxílio emergencial para sobreviver. Essa pauta faz parte de um projeto de lei de autoria do deputado federal Carlos Veras (PT-PE). “Apresentei o Projeto de Lei 26/2021 que prevê o pagamento do auxílio emergencial, no valor de R$ 600, até que o país obtenha cobertura vacinal contra a Covid-19 em percentual igual ou superior a 70%”, destacou Veras.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) também trouxe o contexto do cenário político e os desdobramentos com a eleição da nova presidência da Câmara Federal. “Só tem impeachment se o Centrão quiser”, disparou. Ele também destacou as principais pautas em discussão no Congresso como: acesso as armas, educação à distância (aulas remotas), mineração em terras indígenas, privatização da Eletrobrás, reforma administrativa e compra de terras por estrangeiros.

Os temas debatidos pelos convidados vão subsidiar a elaboração do planejamento da Fetape, com a construção de prioridades para 2021. O planejamento teve início na quarta-feira (03) e segue até sexta-feira (05) com a presença de diretores/as, assessores/as, conselho fiscal, conselho de ética, funcionários/as e convidados/as.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br