FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Vigília Lula Livre acontece em Caetés, terra natal do ex-presidente, neste domingo (7)

05/04/2019



O dia 7 será marcado por atos espalhados pelo Brasil e pelo mundo pedindo a liberdade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste dia, completará um ano da prisão política na sede da polícia federal em Curitiba. Em Pernambuco, no município de Garanhuns, região agreste, haverá a Vigília Lula Livre com concentração no Relógio das Flores, às 6h30. De lá, uma romaria seguirá por 10 quilômetros até o sítio Vargem Cumprida no município de Caetés, onde o presidente Lula nasceu.

O ato é organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), o Partido dos Trabalhadores (PT), Frente Brasil Popular, Coletivo Motirõ, Marcha Mundial das Mulheres, MST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Aduferpe. Na capital Recife, a programação segue com Festival de Pipas Gigantes e Encontro de Blocos pela Democracia, no Marco Zero, às 15h. Também terá Ato Político Cultural na Praça do Arsenal, no mesmo horário. E na segunda (8), Ato Político Ecumênico no Morro da Conceição, às 19h.

Em todo o Brasil, o movimento Lula Livre realizará vigílias, romarias e atos públicos apoiados por movimentos e organizações sociais e sindicais de esquerda. A vigília faz parte da Jornada Lula Livre, que acontecerá de 7 a 10 de abril com atos em todo o Brasil. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a posição contrária a atual conjuntura política do país gerida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Trajetória de Lula – Luiz Inácio da Silva nasceu em outubro de 1945 no sítio Vargem Cumprida, Caetés (PE). Quando criança trabalhou no campo junto aos noves irmãos para superar a fome e a miséria. A família viveu no semiárido nordestino até migrar com a mãe, Dona Lindu, para São Paulo, no ano de 1952. Do pau-de-arara, transporte comum na época, até alcançar a função de metalúrgico foram anos de luta. De líder sindical a presidente, Lula conseguiu em dois mandatos mudar a condição da população mais pobre do Brasil. O Nordeste, em especial, pode conquistar políticas públicas que mudaram a condição social, econômica e cultural de famílias que viviam sem acesso à água, alimentos, saúde, educação e moradia.

Programação:

Quando? Domingo, 7 de Abril

6:30- Concentração no Relógio das Flores
7:30- partida pra Caetés.
8:00- mística de abertura na Escola Severino Girino (Caetés)
8:15- início das falas e dos atos culturais
10h - ida ao sítio
12h- mística de encerramento no sitio Vargem Cumprida
Programação Recife:
Quando? Domingo, 7 de abril
Festival de Pipas Gigantes e Encontro de Blocos pela Democracia, no Marco Zero, Recife, às 15h
Ato político Cultural, na Praça do Arsenal, às 15h

Quando? Segunda, 8 de abril

Ato político-ecumênico, Praça do Morro da Conceição, às 19h




FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br