FETAPE - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Notícias


Vitória dos/as trabalhadores na 24ª Campanha Salarial Unificada da Hortifruticultura do Vale do São Francisco

02/03/2018

 

Após três rodadas de negociação, durante oito dias, a 24ª Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Hortifruticultura do Vale do São Francisco dos estados de Pernambuco e da Bahia terminou nesta quinta-feira (01/03), com várias conquistas para a classe trabalhadora. A categoria conseguiu impedir alguns itens propostos pelos empresários, que estavam de acordo com a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). Foram barradas, por exemplo, a mudança do local da homologação das rescisões para as empresas;  o uso de banco de horas no lugar do pagamento de horas extras; o corte das horas “in itinere”, que o pagamentos das  horas em que o/a empregado/a se desloca para o trabalho; a terceirização das atividades, pois os patrões queriam uma contratação via empreiteiras ; além de terem assegurado o emprego para trabalhadoras gestantes. Já o salário unificado ficou em  R$ 997,00, ou seja, acima do salário-mínimo, com validade a partir de 01 de janeiro deste ano.

“É importante lembrar que esta negociação do Vale do São Francisco ocorreu num momento de dificuldade, uma vez que existe uma reforma trabalhista em vigor. No entanto, lutamos juntos, e conseguimos avançar, beneficiando toda a categoria”, pontuou Gilvan José Antunis, presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE).

A retomada das negociações se deu esta semana, depois que lideranças sindicais e delegados/as de base decidiram paralisar, por alguns dias, o diálogo com a classe patronal, para escutar as suas bases, pois os empresários ameaçaram a retirada de direitos históricos da categoria, que já estavam garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

 

 

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ENDEREÇO
Rua Gervásio Pires, 876 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-070
Telefone: (81) 3771-0317 | E-mail: fetape@fetape.org.br