Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
A FETAPE
A FETAPE é uma entidade sindical de segundo grau, que representa e coordena os trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco.
Fundada em 6 de junho de 1962, a Federação foi reconhecida em 17 de outubro do mesmo ano. Hoje, é constituída por 175 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais das três regiões do estado.
Pernambuco é constituído por 185 municípios. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, a agricultura familiar representa 82% do total de estabelecimentos rurais do estado, onde mais de meio milhão de pessoas se dedicam ao trabalho agrícola. Em percentual de área utilizada, a agricultura familiar corresponde a 51% contra 49% do agronegócio. A Fetape, que está presente em praticamente todo o estado, representa boa parte dessa população do campo, já que a média por família é de cinco pessoas e, em geral, um membro é sindicalizado.
Além disso, em muitos municípios existem delegacias sindicais nas comunidades, sítios, engenhos ou fazendas, o que contribui para que a Fetape atinja mais diretamente milhares de trabalhadores/as, que participam democraticamente de todas as decisões assumidas pela entidade.
Mensalmente, os Sindicatos realizam assembleias, que contam com a participação de dezenas e até centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Isso comprova a forte capilaridade e poder de mobilização da categoria.
MISSÃO
Ser uma organização autônoma e sustentável de agricultoras e agricultores familiares, com ampla representatividade, tendo como parâmetro os princípios da agroecologia e do bem viver, sendo referência de luta da classe trabalhadora na sociedade.
VALORES
- Respeito à vida e reconhecimento da pluralidade dos sujeitos sociais;
- Agroecologia e Bem Viver como prática sindical;
- Educação Popular como referencial político metodológico;
- Democratização do acesso à terra;
- Emancipação humana e política dos sujeitos sociais do campo;
- Ação e prática construindo a autonomia e a ética sindical;
- Defesa da democracia como fundamento da organização social e política;
- Comunicação como direito humano;
- Cuidado com a saúde física e mental das trabalhadoras e dos trabalhadores da Fetape.
VISÃO DO FUTURO
Representar, organizar, articular e mobilizar agricultoras e agricultores familiares em seus sindicatos na luta pela conquista e garantia dos direitos na produção sustentável agroecológica e no bem viver na sociedade.