Assentadas de Pernambuco terão acesso ao Fomento Mulher
A Diretoria de Política Agrária da Fetape se reuniu com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Recife (Incra SR03), Luiz Aroldo, e a empresa Diamantina, na manhã de hoje (16), na sede do Instituto, no bairro dos Aflitos, na capital pernambucana, para tratar sobre a liberação dos recursos do Fomento Mulher para 1.957 assentadas da reforma agrária do estado.
O Fomento Mulher é uma linha de crédito do Governo Federal, no valor de R$ 3.000,00, destinado à mulher titular da terra, para ser investido em quintais produtivos, seja para o cultivo de horta ou criação de galinhas. Trata-se de mais um resultado das reivindicações da Marcha das Margaridas.
“Desde 2010 que esperávamos a liberação desses recursos. Porém, há dois anos, as mulheres assentadas vêm recebendo assistência técnica, por meio da empresa Diamantina, o que impulsionou o acesso a esse crédito. A partir de agora, elas poderão fortalecer sua renda, dentro dessas áreas de assentamento. Essa é mais uma conquista importante para todas nós”, comemora Maria Givaneide Pereira dos Santos, diretora de Política Agrária da Fetape.
As agricultoras beneficiadas com a linha de crédito são as que estão nos assentamentos coordenados pela Fetape, sob a responsabilidade do Incra Recife, localizados nas regiões da Zona da Mata, do Agreste, até o Sertão do Pajeú.