Ir para o conteúdo principal

Notícias

Polos Sindicais da Mata Norte e Sul dão início a encontros preparatórios ao 11º Congresso da Fetape

Mais de 100 lideranças sindicais das Zonas da Mata Norte e Sul participaram do Encontro Regional em Preparação ao 11º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (11º CETTR-PE), nesta quarta-feira (16), no centro social Euclides Nascimento/Sede da Fetape, em Carpina.



O diretor de Finanças e Administração e diretor do Polo da Mata Norte, Paulo Roberto Santos, falou da expectativa da Região da Mata iniciar o primeiro encontro e preparação ao Congresso da Federação. “É com muita alegria que iniciamos esse debate, numa expectativa muito positiva, de receber todos os delegados e as delegadas para juntos construirmos e discutirmos o documento base para o Congresso, garantindo paridade, cota de juventude e nosso projeto político de desenvolvimento rural e sustentável”, disse.



A direção da Fetape, assessorias, o deputado estadual Doriel Barros (PT/PE) e assessoria do gabinete do deputado federal Carlos Veras (PT/PE) também participaram do encontro. Uma mística em celebração aos 60 anos da Fetape e análise da conjuntura internacional, nacional e estadual foram momentos marcantes da programação.



Na análise conjuntural, Doriel Barros lembrou o quanto a eleição do presidente Lula unifica a todos e todas, e que a reeleição do governo Bolsonaro significa viver momento muito mais difíceis. “Não podemos pensar em outra alternativa, precisamos arregaçar as mangas e mostrar a força que a classe trabalhadora tem. Na pandemia, onde estava Cícera e toda a direção da Fetape? Estavam na luta, rodando o estado, junto com vocês”, disse o deputado estadual.



Seguindo o debate das eleições 2022, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, falou das conquistas que os agricultores e as agricultoras tiveram nos últimos quatro anos como a CNH Rural gratuita, o auxílio emergencial, o Vale Gás e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF), a partir da articulação e da proposição dos dois deputados eleitos pelo Movimento Sindical Rural.



“Doriel Barros e Carlos Veras são cada um de nós. Eles nos representam e defendem as nossas lutas, por isso, em outubro, vamos reeleger os dois, um governador em Pernambuco que defenda a agricultura familiar e Lula presidente. Ou lutamos ou as forças de direita, e quem nos oprime, não irão lutar por nós”, destacou.



O encontro também avaliou a gestão 2018-2022 da Fetape e debateu as diretrizes para os próximos quatro anos (2022-2026) que serão aprovadas no Congresso, no mês de junho. “Conseguimos mobilizar todos os sindicatos para discutirmos assuntos pertinentes a nossa região e de nosso texto base para o Congresso”, declarou Rosenice Nalva, diretora de Política do Meio Ambiente da Fetape e do Polo da Mata Sul.


Na próxima semana, 23 de março, acontecerá o Encontro Regional do Agreste, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns.

O Encontro é uma realização da Fetape com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário -SDA (Termo de Fomento 014/2020), através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Doriel Barros.


 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.