Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape realiza Seminário Estadual para Fortalecer a Participação da Pessoa Idosa no MSTTR

Nos dias 25 e 26 de outubro do ano em que comemora-se 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 107.41), aconteceu no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, o Seminário Estadual para Fortalecer a Participação da Pessoa Idosa no MSTTR promovido pela Diretoria de Política para Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais da Fetape.



No Brasil, temos 37,5 milhões de aposentados e aposentadas dos quais 8,2 milhões são rurais. Em Pernambuco, temos 173.419 aposentados e aposentadas filiados e filiadas aos Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, sendo 7.761 na Zona da Mata, 102.179 no Agreste e 53.479 no Sertão. Os dados são da Campanha Sindicato de Portas Abertas do MSTTR-PE. 

Quando se observa os dados da violência, as pessoas idosas estão em 2º lugar no ranking no nosso país. É um número relevante em contribuição mas também em opressão e violência e isso precisa mudar!


“Nós da terceira idade e da agricultura familiar temos ainda uma vida ativa, estamos produzindo comida, lazer, cultura e movimentando a economia dos municípios menores de Pernambuco. Se você despreza essa população, está desprezando também boa parte da sociedade,” pontuou o diretor de política para a Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais da Fetape, Adimilson Nunis, em entrevista ao Bom Dia PE, programa da afiliada à Rede Globo no estado.

A primeira etapa do Seminário contou com uma Audiência Pública sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa articulada pela Fetape e convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que tem como presidente o deputado estadual Doriel Barros. Nessa audiência, que contou com a presença de representantes das três regiões do estado, assessorias da Fetape e direção, foram sugeridas propostas, entre elas, a interiorização dos atendimentos à pessoa idosa, capacitação dos idosos para as novas tecnologias, garantia de orçamento público para ações voltadas ao segmento, realização de uma campanha de combate e enfrentamento a violência contra a pessoa idosa e a criação de uma comissão permanente na Alepe que discuta as necessidades dos idosos e idosas.

Política da Terceira Idade - A tarde do dia 25 e a manhã do dia 26 foram marcadas pelas atividades formativas com os 60 participantes do seminário, que contou com uma boa representatividade de pessoas idosas e também jovens do campo. 


Um dos convidados para o debate foi Gutemberg Costa, da promotoria do Idoso e Idosa do Ministério Público de Pernambuco (MMPE). Ele falou sobre as violências sofridas pelas pessoas idosas e destacou a importância de um envelhecimento saudável e com direitos garantidos.

O MSTTR-PE fez uma análise sobre a participação da terceira idade nas ações sindicais a partir dos dados que  foram apresentados e através de reflexões coletivas, grupos construíram estratégias para a construção da Política da Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais.

O deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, Doriel Barros, também esteve presente e enfatizou seu compromisso na luta pela garantia dos direitos desses sujeitos no campo e por uma velhice com dignidade e respeito através da sua atuação na Alepe e da sua articulação com o governo federal.



Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.