Ir para o conteúdo principal

Notícias

Polo Agreste Setentrional celebra o Dia Internacional do Trabalho

 

O Polo do Agreste Setentrional da Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape) comemorou o Dia Internacional do Trabalho. Este ano, a cidade de Salgadinho (97 Km de Recife) sediou o evento que reuniu mais de 500 pessoas e contou com a presença de lideranças políticas, entre elas o deputado estadual (PT), Doriel Barros, a vereadora e presidenta do STR de Surubim (PT) Ivete Ramos, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, e os diretores Paulo Roberto Santos, José Severino da Silva (Dedé), o conselheiro fiscal da Fetape, Israel Crispim Ramos e sindicalistas e sindicalizados dos STR de Surubim, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, João Alfredo, Salgadinho, Cumaru, Passira, Feira Nova, Limoeiro, Bom Jardim, Orobó e Casinhas. 

Entre falas políticas em defesa da classe trabalhadora e a animação cultural dos artistas “Bom no Xote”, “Trio de Forró Zé de Jordão” e a dupla de Emboladores: Estrelinha do Norte e Ivan, a 39 º edição do “Ato Público 1º de Maio” aconteceu.


“Desde a pandemia nós não realizamos essa comemoração, e hoje estamos muito felizes de retomar essa ação que começou há mais de 40 anos, em 1981, em João Alfredo e a partir daí o evento foi sendo realizando de forma de rotativa”, comentou o diretor de Política para Juventude e representante Polo do Agreste Setentrional. 


A presidenta da Fetape, Cícera Nunes comentou que já é possível ver com a volta de Lula a retomada de políticas públicas que favorecem a agricultura familiar. “Porém temos que ter a consciência que o congresso e o senado não apoiam o Governo e a para avançarmos precisamos votar nessas eleições municipais em candidatos e candidatas que representam a nossa classe. Cícera Nunes aproveitou o momento para fazer um chamado ao Grito da Terra, que é uma das principais ações de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que reúne em Brasília milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores (as) familiares, assalariados (as) rurais, assentados (as) e acampados (as) da reforma agrária e militantes que apoiam as bandeiras de luta da população rural.



 

O ato também homenageou José Maurício de Lima, que faleceu em 2020, aos 70 anos. Zeca Mauricio como era conhecido, foi presidente do STR de Salgadinho e exerceu quatro mandatos de vereador.

 O evento contou com a presença do Prefeito de Salgadinho, Jose Soares da Fonseca e representando o Terceiro Setor, a presidenta do Serta, Alexsandra Maria da Silva.  


Notas:

Este ano é a 24 Edição do grito da Terra é acontece dias 20 e 21 de maio. 

Informações sobre a pauta do Grito da Terra no site da Conta https://ww2.contag.org.br/

Fonte Ascom Fetape: ShaynnaPidori

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.