Ir para o conteúdo principal

Notícias

Agroecologia urbana, na comunidade Entra Apulso, garante vida com sustentabilidade para famílias

No dia Nacional da Agroecologia, 3 de outubro, a Fetape o trabalho da comunidade Entra Apulso, do Recife (PE), onde os cuidados com a preservação da natureza trouxeram uma: “qual o destino do óleo utilizado?”.  Foi assim que surgiu o Coletivo Chié do Entra, que conta com voluntários e voluntárias que promovem ações de educação ambiental na área.

Entre as atividades ecológicas, a comunidade transforma o óleo utilizado por moradores e moradoras em sabão. Essa iniciativa tem apoio do Instituto Shopping Recife, que por meio de bolsas deu início às pesquisas de produção do sabão.

O Coletivo coleta o óleo usado de moradores e moradoras e numa composteira coloca a brita, que funciona como uma drenagem. Daí fazem o aproveitamento do fertilizante, chamado de adubo líquido, e extraem a matéria seca. Segundo Carol, uma das voluntárias do projeto, é colocado ainda o bidim (algo semelhante a um TNT) que serve de filtro no processo de drenagem.

“A compostagem é um processo de decomposição dos resíduos orgânicos e da matéria seca. E a cada 2 litros de óleo doado a pessoa recebe uma barra de sabão de volta”, explica a Carol. Além do sabão, a cada 4 recipientes de requeijão doados é dado de volta um vidro cheio de detergente. A cada semana é produzido em média 50 litros de detergente. O grupo já coletou 10 mil litros de óleo e mais 16 tolenadas de resíduos orgânicos da comunidade.

 

Curiosidade:

O Chié é um animal encontrado no mangue de Entra Apulso e é símbolo no local, pois a maioria das famílias retiram seu sustento da pesca de caranguejos.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.