Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape e Iterpe discutem acesso à terra e regularização fundiária para a agricultura familiar
As diretoras da Fetape, Cícera Nunes e Rozário França, estiveram ontem (26/02), no Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) para discutir temas fundamentais para a agricultura familiar. A reunião com o presidente do Iterpe, Cleodon Ricardo de Souza Lima, também teve o objetivo de informar ao Instituto que, este ano, a Fetape realizará o Grito da Terra Pernambuco.
Segundo a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, há uma necessidade constante de levar aos órgãos responsáveis pela Reforma Agrária as demandas por ampliação do crédito fundiário, que possibilita o acesso à terra para agricultores e agricultoras familiares, além da regularização fundiária no estado. “Outra preocupação é a questão dos conflitos agrários, que afetam diversas famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou a dirigente.
Para a diretora de Política Agrária da Fetape, Rozário França, outro ponto essencial da discussão foi a necessidade de estruturação do Iterpe. “Entre as prioridades estão a implementação de um programa massivo de regularização fundiária para a agricultura familiar, a atualização dos cadastros dos assentados e assentadas, a promoção do desenvolvimento nas áreas de assentamentos do estado e evidenciar os acessos à terra pelo programa crédito fundiário”, pontuou. A Fetape reafirma seu compromisso com a luta por terra, direitos e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras do campo.
A 7ª edição do Grito da Terra Pernambuco foi realizada em 2021, com o tema “Agricultura Familiar: Cuida da Terra e Alimenta o Mundo”. Devido à pandemia da COVID-19, a mobilização ocorreu de forma virtual.
Confira o reel: https://www.instagram.com/reel/DGlyRPvRbNQ/?igsh=NWJ5bGVjeG0yZGp1
Fonte e fotos: Shaynna Pidori
Edição reel: Marina Santiago e Júlia Nazário