Ir para o conteúdo principal

Notícias

14º CNTTR elege primeira mulher presidenta da Contag com tecnologia eleitoral inédita

Delegados e delegadas que representam a Agricultura Familiar de todas as federações do país se encontraram para um momento histórico: eleger a primeira mulher presidenta da Contag, a baiana Vânia Marques. Além disso, pela primeira vez, a eleição foi realizada por meio de cédula digital, no portal da Contag — trazendo ao congresso inovação e o acesso à tecnologia, tornando a contagem de votos mais prática e precisa.

Guiados e guiadas pelo lema “Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada, cerca de 2 mil delegados e delegadas de todo o Brasil estiveram reunidos, entre os dias 1º e 3 de abril, no 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, em Luziânia/GO.

Ao todo, 1.385 delegados e delegadas estavam aptos(as) a votar. Desses, 33 votaram em branco, 14 anularam o voto e 1.338 escolheram a nova chapa, que foi eleita com 96,6% dos votos válidos, formando a nova Diretoria, o Conselho Fiscal e Suplentes.

“Desejo à nova diretoria uma boa gestão. Tenho certeza de que irão contribuir muito para fortalecer a Agricultura Familiar e a democracia no nosso país”, parabenizou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

Outro destaque do 14º CNTTR foi a grande participação da juventude rural. Cerca de 40% dos/as presentes eram jovens, mostrando que a juventude está firme na luta, ocupando seu espaço no movimento sindical.

“Quero parabenizar o nosso estado de Pernambuco, em especial a juventude, que marcou presença nesse espaço de diálogo e construção de propostas voltadas para os jovens do campo”, disse o diretor de Política para a Juventude da Fetape, José Severino (Dedé).

Campanha Vida Livre de Violências tem incidência positiva no 14? CNTTR

A delegação pernambucana vestida com a camiseta da campanha Vida Livre de Violências criou dentro do congresso um momento de troca com outras federações, a diretoria da Fetape entregou a bandeira da campanha para dirigentes de outros estados, incentivando o engajamento coletivo.

Segundo a diretora de Política para Mulheres, Adriana do Nascimento, a primeira etapa da permanente campanha vai tratar especialmente do assédio dentro do movimento sindical, uma violência que infelizmente ainda existe e atrapalha a vida e a luta das mulheres.

“Foi muito assertiva nossa incidência da Campanha Vida Livre de Violências dentro do 14? CNTTR. Contamos com o envolvimento de toda a Direção da Fetape e da delegação dos sindicatos de Pernambuco, sendo muito bem aceita pelo conjunto do movimento sindical, em especial pelas mulheres presentes no congresso. Conseguimos a aprovação da Moção de Apoio à Campanha, por unanimidade, dentro da Plenária de Mulheres e no Plenário Geral”, contou a diretora.

A campanha será lançada oficialmente no próximo Conselho da Fetape, dia 15 de abril.

Fotos: Shaynna Pidori, Ascom/Contag e Delegação de Pernambuco
Edição reels: Marina Santiago

CONFIRA O REELS

Fonte: Júlia Nazário / Shaynna Pidori

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.