Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Tecnologia, escuta e transformação: Fetape realiza Encontro Virtual sobre TIC
A Fetape realizou, no dia 11 de abril de 2025, o Encontro Virtual de Escuta sobre TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, voltado para a diretoria, assessorias de direção, polos sindicais e equipes técnicas dos setores da federação. O encontro aconteceu de forma virtual, pela plataforma Zoom, das 9h às 13h.
O objetivo do evento foi promover um diálogo direto entre a equipe de TIC, as diretorias e os demais setores, buscando alinhar necessidades, desafios e estratégias para fortalecer o uso da tecnologia da informação e da comunicação, tanto na sede quanto nos polos sindicais.
Durante a abertura política, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, destacou a importância a evolução das tecnologias na história do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais. “No passado, não tinha telefone, não tinha internet. A comunicação era feita pessoa a pessoa. E tudo foi se transformando: as tecnologias, as formas de luta. O que é mais importante é que a nossa categoria permanece e sempre vai existir”, a agricultora familiar e líder sindical.
Nos últimos anos, a Fetape passou por uma verdadeira revolução tecnológica. O que antes era um setor pequeno, com apenas uma pessoa, tornou-se hoje uma área estratégica, integrada, humana e politicamente engajada.
“Entrar nas tecnologias da informação não foi uma tarefa fácil, foi preciso muito investimento. Temos conseguido nos manter atualizados, até realizamos uma mobilização de massa de forma virtual, que foi o 7º Grito da Terra Pernambuco, no período da pandemia”, revelou o diretor de Finanças da Fetape, Paulo Roberto Rodrigues.
O fortalecimento do setor começou em 2020, com um diagnóstico sobre segurança e estrutura digital. Esse processo deu origem ao Projeto de Transformação Digital da Fetape, uma iniciativa pioneira no movimento sindical brasileiro, iniciada antes da pandemia e essencial durante o período de crise sanitária.
Mais do que suporte técnico, o setor de TIC atua com planejamento estratégico, segurança da informação, gestão de ferramentas e plataformas, suporte a eventos, manutenção de equipamentos e escolha criteriosa de tecnologias. Tudo isso com escuta ativa, análise crítica e compromisso político com a missão da federação.
Um diferencial marcante é a liderança feminina no setor, além do modelo de atuação integrado à equipe interna, com mínima terceirização e máxima sintonia com os valores e a missão da Fetape. As decisões tecnológicas são feitas com base em soberania digital, contexto político e realidade da base sindical.
Para a coordenadora do setor, Violeta Cunha, a TIC é vital para qualquer organização. “O setor de TIC é como o sistema nervoso de qualquer entidade. Quem investe, ganha agilidade, inovação e resiliência. Quem negligencia, sofre com lentidão, falhas operacionais, brechas de segurança, vazamentos e até multas. Nosso parâmetro para saber se o setor funciona bem é que ninguém sinta sua falta — só quando ele falha é que percebemos o quanto é essencial”, mencionou a coordenadora.
A assistente sênior do setor, Olívia Tavares, reforçou a importância de considerar a comunicação como parte fundamental da atuação. “O TI muitas vezes é visto apenas como tecnologia da informação, mas é essencial acrescentar o ‘C’ de Comunicação. Porque não se trata só de computadores e sistemas, mas de ferramentas que usamos para nos conectar com as pessoas: smartphones, computadores, telefones — tudo isso é TIC.”
Substituição do servidor: um desafio prioritário
Um dos principais desafios da equipe de TIC atualmente é a substituição do servidor da Fetape, que já apresenta sinais de alerta e esta ação está na pauta prioritária da gestão. “Essa é uma prioridade nítida para nós. Estamos cuidando disso e acreditamos que, ainda este ano, vamos conseguir fazer essa substituição da melhor forma possível”, disse Paulo Roberto Rodrigues.
Além do encontro, a equipe de TIC realizou uma pesquisa interna com o objetivo de mapear a situação do setor na prática cotidiana. Foram obtidas 23 respostas, que serviram como subsídio para mapear a operacionalidade do setor e a partir daí apresentação de melhorias.
O próximo Encontro Virtual de Escuta sobre TIC já tem data marcada: será no dia 25 de abril, voltado para as assessorias dos polos sindicais. Mesmo sendo uma atividade virtual, contou com a tradicional mística com poesias de Seu Bio (da Academia Sindical) e Luiz Souza, (assistente de Suporte de Sistemas) entrelaçadas a um jogo interativo em que as e os participantes preencheram uma tela com palavras, construindo de forma coletiva e simbólica suas expectativas das TIC.
Fonte: Shaynna Pidori