Ir para o conteúdo principal

Notícias

Oficina Territorial na Mata do Projeto Fortalecer II reúne sindicatos, associações e cooperativas em Carpina

A Fetape realizou no dia 26 de agosto, no Centro de Formação Euclides da Cunha, em Carpina, a Oficina Territorial na Mata, que faz parte do Projeto Fortalecer II. O encontro contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre lideranças sindicais, representantes de associações e cooperativas. O projeto recebe financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, via emenda parlamentar do senador do PT Humberto Costa.

O Projeto Fortalecer II é uma continuidade do Projeto Fortalecer, que se concentrou no mapeamento da produção de sementes crioulas em Pernambuco. Agora, a ênfase está no acesso às políticas públicas e na promoção da agroecologia como estratégia de sustentabilidade. “O objetivo é estimular práticas sustentáveis e o uso de tecnologias que não agridam o meio ambiente. Além disso, busca fortalecer a produção e a comercialização dos produtos no estado”, mencionou a diretora de Meio Ambiente da Fetape, Ivanice Melo.

O perfil dos participantes da oficina foi bastante heterogêneo, reunindo associações e cooperativas que já acessam políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao lado de grupos que nunca tiveram essa oportunidade. “Esta diversidade é bastante positiva, pois possibilita a troca de experiências: associações mais estruturadas podem compartilhar aprendizados com aquelas que estão começando, fortalecendo de forma coletiva a produção da Agricultura Familiar”, avaliou o diretor de Finanças, Paulo Roberto Rodrigues Santos.

A presidenta da Fetape e agricultora familiar, Cícera Nunes, destacou que o objetivo central é fortalecer a Agricultura Familiar (AF) com base em práticas agroecológicas, sustentáveis e solidárias. “A meta do projeto é apoiar 150 empreendimentos formais e informais nas três regiões, Mata, Agreste e Sertão, priorizando a participação de mulheres e da juventude”, disse a dirigente sindical.

Representando o deputado estadual Doriel Barros, a chefe de gabinete, Ana Célia Floriano, afirmou que, mesmo em um governo popular, como o do presidente Lula, é necessário fortalecer a luta para ampliar conquistas e evitar retrocessos.

Durante a tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater políticas públicas para a Agricultura Familiar, as principais dificuldades de acesso e o papel do Projeto Fortalecer II nesse processo.

A agricultora familiar e liderança quilombola do município de Lagoa do Carro, Maria José da Silva, relatou que sua associação existe há quase 13 anos, mas nunca conseguiu acessar as políticas públicas. “Estou bastante confiante que a minha participação neste projeto vai nos auxiliar a conseguir projetos e créditos que incentivem a produção da minha comunidade”, afirmou.

Fonte: Shaynna Pidori

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.