Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fetape reúne Banco do Nordeste e Sindicatos para dialogar sobre renegociações de dívidas rurais e linhas de crédito
A Fetape realizou na manhã do dia 28 de agosto uma reunião virtual com o objetivo de debater sobre o Plano Safra 2025/2026. Entre os assuntos foram abordados as linhas de crédito do Pronaf e as medidas legais para regularização de dívidas rurais. Participaram do encontro cerca de 80 pessoas, entre lideranças sindicais, assessorias de polo e gestores do Banco do Nordeste (BNB).
O diretor de Política Agrícola da Fetape, Antonio Neto, destacou a importância do evento para a Agricultura Familiar e afirmou que essa reunião contribui para um maior acesso desse público a políticas.
.png)
A presidenta da Federação, Cícera Nunes, também esteve presente e reforçou a importância da reunião para o movimento sindical.
O ponto que recebeu mais destaque na reunião foi a questão do acesso ao crédito e a regularização do trabalhador e trabalhadora rural inadimplentes. Evandro Sousa, foi a pessoa responsável por explicar essa questão. Ele destacou que o programa de renegociação de dívidas é um processo que oportuniza novas portas de crédito. Isso porque, quem estiver inadimplente e regularizar sua dívida em alguns casos já consegue no mesmo momento analisar novas oportunidades de crédito.
.png)
Evandro também destacou as novidades das linhas de crédito da edição do plano safra 2025/2026. Os limites de crédito totais para uma família de três pessoas, um homem, uma mulher e um filho/a, podem chegar até 38 mil reais. Isso é possível por meio da seguinte lógica: O pai e a mãe acessam a linha de crédito do Pronaf B, para ele o limite de crédito vai até 12 mil e para ela 15 mil reais, os jovens podem acessar também o Pronaf B, com limite de crédito de até 8 mil reais, para fechar a conta dos 38 mil o pai ou a mãe pode também entrar com um pedido de crédito do Pronaf B para Instalações Sanitárias, que tem limite de crédito de até 3 mil reais.
.png)
Para facilitar o acesso a esse programa de renegociação os agricultores/as que estiverem interessados em regularizar a sua dívida podem acessar o site https://bnb.gov.br/desenrola-rural ou o whatsapp pelo número (85) 4020-0004 e apenas digitando seu CPF já ficam cientes se terão direito a renegociação e descontos nas suas dívidas. Em caso de dúvida procure o Sindicato da sua região tendo em mãos o seu CPF.
Fonte: Nilton de Souza