Ir para o conteúdo principal

Notícias

Cantor João Gomes tem raízes na Agricultura Familiar do Sertão Central

João Fernando Gomes Valério nasceu em 31 de julho de 2002, no interior de Pernambuco, em Serrita, município localizado no Sertão Central do Estado. Atualmente, é um dos maiores cantores de piseiro do Brasil, tendo alcançado destaque nacional desde o lançamento do álbum Eu Tenho a Senha, que o consagrou como o artista mais ouvido do país em 2021.

Durante a visita técnica do Projeto Fortalecer II à Associação Várzia dos Balbinos, em Serrita, município que integra o Polo Sindical Sertão Central, a equipe teve a oportunidade de conhecer a família do cantor João Gomes, na casa de sua avó, localizada ao lado do espaço onde ocorreu a reunião. Assim como nas demais agendas do projeto, a visita integrou o trabalho de apoio direto às comunidades, levando informações sobre o acesso às políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar (AF), com foco na melhoria da renda das famílias, no fortalecimento da comercialização e na ampliação da venda da produção local.

A tia do cantor e agricultora familiar, Fernanda Gomes, não deixa dúvidas sobre a origem de João Gomes e destaca sua ligação com o campo. “E eu digo a você, ele foi um menino criado na roça, na agricultura. Ele fez parte da agropecuária de Petrolina. Ele trabalhava de enxada. Pode ter certeza de uma coisa: João Gomes é da origem aqui, da Várzia dos Balbinos. Neto de agricultor, bisneto de agricultor”, relatou. Fernanda também ressalta o orgulho pelo sobrinho e o carinho que ele mantém por suas raízes, preservando a humildade de onde veio.

Ainda atuando na agricultura familiar, Fernanda reforça a importância da organização e da participação no movimento sindical como forma de garantir direitos e benefícios. “Não falte com suas carteirinhas para fortalecer nossas lutas e apoiar a Contag em nosso Brasil inteiro. Porque nós somos agricultores e precisamos estar sempre juntos para conseguir melhorias”, afirma a agricultora.

Histórias como essa fortalecem as raízes da Agricultura Familiar, além de realçar a importância da força e da união dos trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta do movimento sindical, garantindo a seguridade dos direitos e melhorias para o povo do campo.

Confira o vídeo da entrevista em nosso Instagram: clique aqui!

Texto e edição: John Lira / @iam.uiu

Imagens: Shaynna Pidori / @shaynnapidori

Fonte: John Lira

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.