Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape defende escuta da comunidade em processo que envolve possível exploração mineral no Polo da Mata Norte

A comunidade de Dois Rios, no Polo da Mata Norte, formada por moradores e posseiros em área de propriedade da Usina Maravilhas (massa falida), no município de Goiana, recebeu, no dia 29 de janeiro, a visita da Fetape para uma escuta comunitária sobre a possibilidade de exploração de minério do tipo areia no território.

A atividade foi realizada pela Diretoria de Meio Ambiente da Fetape, com a presença da diretora Ivanice Melo, do diretor da Fetape no Polo da Mata Norte, Paulo Roberto, e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Goiana, representado pelos diretores Carlos e Dalva.

Na pauta da reunião esteve a escuta da comunidade sobre a possível liberação da exploração do minério por meio de arrendamento da área, bem como a observação e o debate sobre possíveis danos à comunidade e ao meio ambiente decorrentes desse tipo de atividade. Também foi abordada a necessidade de atualização e resposta do Incra quanto ao processo de desapropriação da área e ao cadastro das famílias que vivem no território.

Para a diretora de Meio Ambiente da Fetape, Ivanice Melo, é fundamental que qualquer processo dessa natureza tenha como ponto de partida a escuta das famílias. “A Federação está preocupada em garantir que a comunidade seja escutada e respeitada nesses processos, porque eles envolvem diretamente a vida e o trabalho das famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou.

Como encaminhamento, ficou definida a realização de uma reunião posterior envolvendo a Fetape, o sindicato e o empresário interessado, para apresentar o posicionamento construído coletivamente pela comunidade a partir desse processo de escuta.

A Fetape reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das comunidades rurais, com a participação popular e com decisões que respeitem os territórios e os modos de vida no campo.

Fonte: Shaynna Pidori

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.